Volta-portal indices-obesidade-rural-slider Movimentando-menores-de-05

É com enorme alegria, que o Portal Estilo de Vida Saudável está de volta!

Residir na zona rural tem contribuído para o aumento da obesidade mundial: achados de uma publicação

Movimentando crianças menores de 05 anos

The source of articles is not selected. Please, check module settings.

  • Outubro 08, 2019 atividade-fisica

    Residir na zona rural tem contribuido para o aumento da obesidade mundial: achados de uma publicação

    Publicado em maio deste ano (2019) na revista Nature, um recente estudo descreveu o aumento do peso da população em diversos países entre 1985 e 2017. Durante este período, a média do Índice de Massa Corporal (IMC) de mulheres passou de 22,6 Kg/m2 para 24,7Kg/m2 e de 22,2 Kg/m2 para 24,4 Kg/m2…
  • Outubro 03, 2019 atividade-fisica

    Movimentando crianças menores de 05 anos

    Em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou o “Guia de Atividade Física, Comportamento Sedentário e Sono para Crianças Menores de 05 anos”. O documento possui recomendações sobre a quantidade de tempo que crianças menores de 5 anos deveriam estar fisicamente ativas ou dormindo…
  • Outubro 03, 2019 nutricao

    É com enorme alegria, que o Portal Estilo de Vida Saudável está de volta!

    Voltamos sob a coordenação do Prof. Dr. Tulio Konstatyner e Profª Dra. Ana Paula Poblacion, com uma equipe de autores que desejam trazer as novas publicações científicas e informações em saúde de forma coesa, interessante e de qualidade. Fiquem de olho e acompanhem as nossas publicações! Se tiverem…

A fim de frear o excesso de peso, Chile aprova a proibição da publicidade de alimentos não saudáveis na TV

O Chile é hoje um dos países com mais indivíduos com sobrepeso ou obesidade: 74,2% segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde chileno.

Com o intuito de frear essas taxas, no dia 28 de novembro a presidente Michelle Bachelet assinou um decreto que proíbe a publicidade de alimentos com excesso de calorias, sal, gorduras e açúcar na televisão aberta e fechada entre às 6h e às 22h, e também nas salas de cinema.

Esta medida soma-se a outros esforços chilenos para o enfrentamento da obesidade no país, como a inclusão de alertas de advertência na rotulagem frontal de alimentos com alto teor de açúcar, calorias, gorduras saturadas e sódio. Tal medida foi aprovada por decreto em 2015 e inclui ainda a proibição de personagens infantis ou outras imagens que estimulem o consumo, brindes, alegações de benefícios à saúde e a distribuição gratuita, além da venda destes alimentos em escolas.

É importante lembrar que o Chile é pioneiro na adoção de estratégias para o combate à obesidade e deve servir de modelo, inclusive para o Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende aprovar novas normas para a rotulagem nutricional de alimentos no próximo ano e exemplos como o chileno devem ser levados em consideração para o aprimoramento das regras brasileiras.

Publicidade de alimentos não saudáveis

Fonte da imagem

Autoria: Laís Amaral Mais

Leia mais aqui.