Volta-portal indices-obesidade-rural-slider Movimentando-menores-de-05

É com enorme alegria, que o Portal Estilo de Vida Saudável está de volta!

Residir na zona rural tem contribuído para o aumento da obesidade mundial: achados de uma publicação

Movimentando crianças menores de 05 anos

The source of articles is not selected. Please, check module settings.

  • Outubro 08, 2019 atividade-fisica

    Residir na zona rural tem contribuido para o aumento da obesidade mundial: achados de uma publicação

    Publicado em maio deste ano (2019) na revista Nature, um recente estudo descreveu o aumento do peso da população em diversos países entre 1985 e 2017. Durante este período, a média do Índice de Massa Corporal (IMC) de mulheres passou de 22,6 Kg/m2 para 24,7Kg/m2 e de 22,2 Kg/m2 para 24,4 Kg/m2…
  • Outubro 03, 2019 atividade-fisica

    Movimentando crianças menores de 05 anos

    Em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou o “Guia de Atividade Física, Comportamento Sedentário e Sono para Crianças Menores de 05 anos”. O documento possui recomendações sobre a quantidade de tempo que crianças menores de 5 anos deveriam estar fisicamente ativas ou dormindo…
  • Outubro 03, 2019 nutricao

    É com enorme alegria, que o Portal Estilo de Vida Saudável está de volta!

    Voltamos sob a coordenação do Prof. Dr. Tulio Konstatyner e Profª Dra. Ana Paula Poblacion, com uma equipe de autores que desejam trazer as novas publicações científicas e informações em saúde de forma coesa, interessante e de qualidade. Fiquem de olho e acompanhem as nossas publicações! Se tiverem…

Estudo mostra a os benefícios do método BLW para a alimentação da criança

Anteriormente já publicamos aqui sobre os benefícios do BLW (Baby-led Weaning), que é um método de introdução alimentar infantil que promove autonomia e um maior contato com os alimentos, justamente por permitir que os bebês comam sozinhos.

BLW

Fonte da Imagem

Recentemente um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e publicado pela “JAMA Pediatrics”, aponta que o BLW faz com que a criança se alimente melhor.

A pesquisa incluiu 206 mães, sendo que 105 destas foram expostas a uma consultoria de aleitamento para garantir amamentação exclusiva e introdução de alimentos complementares somente depois do sexto mês de idade do bebê. Sendo assim, os resultados mostraram evidências de que as crianças que foram introduzidas ao método BLW tiveram uma melhor atitude diante da alimentação aos 12 e 24 meses, e eram menos seletivas do que aquelas que tiveram uma introdução alimentar com alimentos dados na boca. "Por exemplo, as crianças que passaram pelo BLW, no nosso estudo, mostravam maior prazer ao se alimentar”, diz a coautora do estudo.

Os pesquisadores alertam para as limitações do estudo, inclusive pelo tamanho reduzido da amostra. Porém, o que vale ressaltar é que o ato de comer requer aprendizagem e que quanto mais natural, livre e prazeroso, melhor será a relação com a comida, o que o BLW parece garantir às crianças.

Leia mais aqui.

Autoria: Fabrícia Ramos de Freitas