Volta-portal indices-obesidade-rural-slider Movimentando-menores-de-05

É com enorme alegria, que o Portal Estilo de Vida Saudável está de volta!

Residir na zona rural tem contribuído para o aumento da obesidade mundial: achados de uma publicação

Movimentando crianças menores de 05 anos

The source of articles is not selected. Please, check module settings.

  • Outubro 08, 2019 atividade-fisica

    Residir na zona rural tem contribuido para o aumento da obesidade mundial: achados de uma publicação

    Publicado em maio deste ano (2019) na revista Nature, um recente estudo descreveu o aumento do peso da população em diversos países entre 1985 e 2017. Durante este período, a média do Índice de Massa Corporal (IMC) de mulheres passou de 22,6 Kg/m2 para 24,7Kg/m2 e de 22,2 Kg/m2 para 24,4 Kg/m2…
  • Outubro 03, 2019 atividade-fisica

    Movimentando crianças menores de 05 anos

    Em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou o “Guia de Atividade Física, Comportamento Sedentário e Sono para Crianças Menores de 05 anos”. O documento possui recomendações sobre a quantidade de tempo que crianças menores de 5 anos deveriam estar fisicamente ativas ou dormindo…
  • Outubro 03, 2019 nutricao

    É com enorme alegria, que o Portal Estilo de Vida Saudável está de volta!

    Voltamos sob a coordenação do Prof. Dr. Tulio Konstatyner e Profª Dra. Ana Paula Poblacion, com uma equipe de autores que desejam trazer as novas publicações científicas e informações em saúde de forma coesa, interessante e de qualidade. Fiquem de olho e acompanhem as nossas publicações! Se tiverem…

A batalha contra a obesidade infantil

forum

http://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2017/03/1870436-industria-deve-participar-do-combate-a-obesidade-infantil-diz-pediatra.shtml

O 4º Fórum de Saúde promovido pelo jornal Folha de São Paulo e patrocinado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Amil e Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (Abimed) teve como um de seus temas a obesidade infantil no País.

“A pandemia da obesidade é tão grave que, se não tivéssemos outros problemas tão urgentes no Brasil seria tema de guerra”, afirmou Fernandes da Rocha, pediatra e coordenador do projeto “Obesidade Infantil não”.

Pontos fortes deste debate:

- identificação da indústria como responsável pela adição de ingredientes e aditivos aos alimentos para melhorar seu sabor, denominando-os de ultrapalatáveis;

- defesa da taxação de alimentos ultraprocessados pouco saudáveis e ligados a hábitos alimentares que levam ao sobrepeso e à obesidade;

- mães e pais cozinhando junto com seus filhos, sentando à mesa juntos para dividir a refeição preparada, e desligando seus respectivos aparelhos eletrônicos ao dividir a refeição juntos;

- o movimento de combater a obesidade é de todos: mas a indústria deve participar!

Pontos fracos deste debate:

- não havia uma nutricionista para falar sobre o papel da alimentação na saúde;

- não havia um representante do governo federal neste debate específico;

- não havia um representante da indústria de alimentos neste debate específico.

Enquanto o debate ocorre de um lado, do outro lado a indústria de alimentos e bebidas não alcoólicas firma uma iniciativa voluntária que adota e reforça diretrizes de comunicação, marketing e publicidade dirigida a crianças menores de 12 anos. O website mostra como o marketing da indústria de alimentos é fortíssimo.

Não há como os profissionais de saúde, mesmo que associados com as empresas privadas de planos de saúde, ganharem esta batalha.

Entre nos dois sites e analise: essa batalha está praticamente vencida...

Por: Ana Poblacion

Revisite a matéria “Até tú Brutus?!” de Laís Amaral Mais no Portal Estilo de Vida Saudável.

Leia mais