Volta-portal indices-obesidade-rural-slider Movimentando-menores-de-05

É com enorme alegria, que o Portal Estilo de Vida Saudável está de volta!

Residir na zona rural tem contribuído para o aumento da obesidade mundial: achados de uma publicação

Movimentando crianças menores de 05 anos

The source of articles is not selected. Please, check module settings.

  • Outubro 08, 2019 atividade-fisica

    Residir na zona rural tem contribuido para o aumento da obesidade mundial: achados de uma publicação

    Publicado em maio deste ano (2019) na revista Nature, um recente estudo descreveu o aumento do peso da população em diversos países entre 1985 e 2017. Durante este período, a média do Índice de Massa Corporal (IMC) de mulheres passou de 22,6 Kg/m2 para 24,7Kg/m2 e de 22,2 Kg/m2 para 24,4 Kg/m2…
  • Outubro 03, 2019 atividade-fisica

    Movimentando crianças menores de 05 anos

    Em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou o “Guia de Atividade Física, Comportamento Sedentário e Sono para Crianças Menores de 05 anos”. O documento possui recomendações sobre a quantidade de tempo que crianças menores de 5 anos deveriam estar fisicamente ativas ou dormindo…
  • Outubro 03, 2019 nutricao

    É com enorme alegria, que o Portal Estilo de Vida Saudável está de volta!

    Voltamos sob a coordenação do Prof. Dr. Tulio Konstatyner e Profª Dra. Ana Paula Poblacion, com uma equipe de autores que desejam trazer as novas publicações científicas e informações em saúde de forma coesa, interessante e de qualidade. Fiquem de olho e acompanhem as nossas publicações! Se tiverem…

Cuidado nas ações de prevenção da obesidade – não vamos criar outros problemas

obesidade 
http://cdn.doutissima.com.br/wp-content/uploads/2014/03/saude_obesidade_infantil.jpg

O aumento significativo da obesidade na população geral vem propiciando diversas discussões na área da saúde sobre ações de prevenção e tratamento, principalmente no que tange aos adolescentes. Estes debates acontecem por ser esta uma fase do desenvolvimento emocional, na qual, as questões relacionadas ao corpo e à aceitação social são importantes dilemas. Somam-se a estas características comportamentos imediatistas que vulnerabilizam os jovens e os levam à tomada de decisões inadequadas para a saúde, como as que visam à perda rápida de peso.

Um relatório clínico da Academia Americana de Pediatria (AAP), Preventing Obesity and Eating Disorders in Adolescents, fez um alerta sobre a abordagem e intervenção destes casos. O documento enfatiza que o momento da orientação é bastante delicado e exige muita atenção por parte dos profissionais de saúde, principalmente no que diz respeito às estratégias que adotam para realizar a orientação e também como esta é compreendida pelos jovens e seus pais. Tal preocupação está relacionada à constatação de que existem estreitas interações entre a obesidade, o interesse em perder peso rápido e o desenvolvimento de distúrbios alimentares em adolescentes, visto serem estas as condições crônicas mais comuns nessa faixa etária.

Desta forma, é fundamental que tanto os profissionais de saúde ao abordarem as questões da prevenção e tratamento da obesidade com seus jovens pacientes e seus pais, quanto os próprios adolescentes e seus familiares ao receberem essas orientações estejam atentos e estabeleçam uma parceria no sentido de que as condutas a serem seguidas não foquem só na perda de peso, mas que considerem uma mudança de comportamento em direção a um estilo de vida mais saudável.

Leia o relatório completo em:

http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2016/08/18/peds.2016-1649

Por Paola de Souza Rezende e Denise Ely Bellotto de Moraes

Referência:

GOLDEN, N.H; Schneider, M.; WOOD, C., COMMITTEE ON NUTRITION, COMMITTEE ON ADOLESCENCE, SECTION ON OBESITY. Preventing Obesity and Eating Disorders in Adolescents. Pediatrics, 2016.