Setembro Amarelo - Depressão não é sinônimo de tristeza

Depressão

Fonte da Imagem

A depressão é uma doença que afeta como as pessoas se sentem, pensam e se comportam. Comumente, os indivíduos que sofrem com a doença enfrentam o desconhecimento e preconceito por parte daqueles que os cercam e que na maioria dos casos ficam em busca dos porquês.  

Mas desde quando precisa haver motivos para uma pessoa se sentir triste? Desde quando ter uma vida aparentemente perfeita impede que alguém tenha depressão ou fique triste? Desde quando ter ocupação, família, amigos, estudo, trabalho, dinheiro, impede que a depressão ou tristeza apareçam? Desde quando ter força de vontade e fé fazem com que a pessoa melhore?

Infelizmente, o estigma pode abalar ainda mais a a auto-estima dos pacientes e contribuir para que boa parte deles demore a buscar ajuda e tenha resistência ao tratamento, o que acaba agravando o quadro. 

Devemos entender que a depressão é uma doença de causas múltiplas e não é somente o estilo de vida da pessoa que influencia no surgimento do transtorno.

O vídeo que compartilhamos hoje mostra um pouco desse universo de incompreensões e pretende mostrar que depressão não é só tristeza. É muito difícil interpretá-la. Assista o vídeo e fique atento aos sinais.

 Autoria: Fabrícia Ramos de Freitas