Ministério da Saúde disponibiliza para download a publicação “Gestão Municipal das Políticas de Alimentação e Nutrição e de promoção da saúde na atenção básica”.

Gestao municipal das politicas de alimentacao e nutricaoFonte: http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/noticias/2017/ministerio-da-saude-lanca-a-publicacao-gestao-municipal-das-politicas-de-alimentacao-e-nutricao-e-de-promocao-da-saude-na-atencao-basica/view

         Neste mês de fevereiro de 2017, o Ministério da Saúde do Brasil lançou e disponibilizou para download a publicação intitulada “Gestão Municipal das Políticas de Alimentação e Nutrição e de promoção da saúde na atenção básica”.

            De acordo com o Ministério da Saúde esta publicação tem por finalidade “apoiar os gestores e profissionais que atuam na coordenação dos programas do Ministério da Saúde voltados para a promoção da saúde e atenção nutricional na Atenção Básica, com um breve resumo dos principais programas do Ministério da Saúde relacionados a essas temáticas, descrevendo seus objetivos, as referências legais (decretos, portarias), os materiais de apoio, cursos relacionados e sistemas de informações vinculados. ”

           O documento é dividido em 4 capítulos, o primeiro apresenta as políticas nacionais de alimentação e nutrição, atenção básica, promoção da saúde, segurança alimentar e nutricional e agroecologia e produção orgânica. O segundo capítulo aborda o diagnóstico das ações desenvolvidas no município, desde o perfil epidemiológico até os instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). No capítulo 3 são abordadas as orientações de execução do Programa Bolsa Família, Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, NutriSUS, Programa Nacional de Suplementação de Ferro, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Programa Saúde na Escola, dentre outros. Por fim, no capítulo 4, são apresentadas as formas de como manter a secretaria municipal de saúde atualizada, desde contatos municipais com as secretarias Estaduais e Ministério da Saúde, até o incentivo a participação de Congressos e Encontros estratégicos do SUS.

         Portanto, esta publicação é uma importante ferramenta para os gestores e profissionais de saúde e um incentivo para que as políticas e programas de alimentação e nutrição sejam realizadas da melhor forma possível, considerando que a atenção básica é a porta de entrada dos usuários do SUS, na qual as ações de saúde precisam ser preventivas e eficazes, diminuindo agravos à saúde da população, e também gastos excessivos do SUS.

Por Ianna Lôbo

Baixe agora o documento na íntegra: “Gestão Municipal das Políticas de Alimentação e Nutrição e de promoção da saúde na atenção básica”, disponível em:

http://www4.planalto.gov.br/consea/publicacoes/guia-de-gestao-municipal_acoes-de-an-e-ps_final-2.pdf/view

http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/noticias/2017/ministerio-da-saude-lanca-a-publicacao-gestao-municipal-das-politicas-de-alimentacao-e-nutricao-e-de-promocao-da-saude-na-atencao-basica/view