Ensinar as crianças a cozinhar pode ajudá-las a comer melhor

Lugar de criança é na cozinha

Um dos grandes desafios da alimentação infantil é ensinar os pequenos a gostar de novos alimentos e ter uma alimentação variada e saudável. É comum ouvir dos pais que seus filhos não gostam de nada que faz bem à saúde e não querem nem saber de experimentar.

O motivo desta recusa é, em grande parte, explicado pelo medo de provar novos alimentos. Medo este que é reduzido conforme as crianças se FAMILIARIZAM com eles. Quanto mais elas se expõem aos novos sabores, aromas, texturas e até à aparência dos alimentos, maiores são as chances de se experimentar e passar a aceitá-los.

Por meio da culinária, a criança tem a possibilidade de entrar em contato e se aproximar do alimento sob diversas formas. Para cozinhar, elas têm que reconhcer, selecionar, tocar, sentir, cheirar, cortar, amassar, misturar e também provar.

Na expectativa de um prato gostoso, as crianças, espontaneamente, se envolvem no preparo e se tornam mais dispostas a experimentar. E o fato de a preparação ter sido feita por elas mesmas, gera mais segurança e tranquilidade para que provem suas novidades.

Vale ressaltar, no entanto, que para que a estratégia de usar a culinária como meio de promover maior aceitação e variedade alimentar entre as crianças funcione, é importante que ela seja frequente.

Mas além de ajudar a conhecer e gostar de novos alimentos, ensinar uma criança a cozinhar irá contribuir para que ela se torne um adulto capaz de preparar sua própria comida e seja menos dependente de comida processada.

Vamos começar a levar a criançada para cozinha, então?! Para isso, hoje recomendamos o livro de culinária infantil Lugar de Criança é na Cozinha, escrito pela nutricionista, formada em gastronomia, Maria Luiza Petty*. Este livro é recheado de receitas que levam frutas, verduras e legumes, todas adaptadas para que as crianças realmente entrem em contato com a comida e possam preparar deliciosas surpresas. Confira!

http://criancanacozinha.com/

https://www.facebook.com/lugardecriancaenacozinha 

 

*Maria Luiza Petty é nutricionista formada pela USP e seu mestrado e doutorado, realizados na Unifesp, abordam o tema da alimentação infantil. Possui formação em gastronomia pelo Senac e Institute Paul Bocuse, na França, e foi em um estágio na Fundação Alícia (Espanha) onde teve a certeza de que aprender a cozinhar é uma ferramenta importantíssima para se comer bem.