Sugestão de livro: “Cooked”

alimentos industrializados

Michael Pollan, em seu sétimo livro “Cooked: A Natural History of Transformation”, repete o que tem dito em suas outras publicações – estamos perdendo o contato com o cozinhar, com alimentos frescos, e trocando a nossa alimentação diária por alimentos prontos, ultraprocessados. O livro, que é dividido em quatro capítulos sobre o fogo (grelhar), a água (cozinhar), o ar (assar) e da terra (fermentar), ressalta que ficou muito mais fácil desembrulhar e colocar no microondas, a fim de evitar as tarefas de cozinha - até o ponto em que as competências da preparação de alimentos em casa acabam simplesmente sendo perdidas.

Com Pollan, o leitor aprende que cozinhar nos envolve em uma teia de relações sociais e ecológicas, com plantas e animais, o solo, os agricultores, a nossa história e cultura e, é claro, nos conecta.

Os efeitos do não cozinhar também são abordados. Ele cita as grandes indústrias, que utilizam excesso de gordura, sal e açúcar para processar alimentos e interrompem, com isso, uma ligação essencial com o mundo natural, enfraquecendo nossas relações com a família e amigos.

A introdução do novo livro está disponível em PDF no site o autor, assim como suas receitas favoritas.

Conheça o site do autor: http://michaelpollan.com/books/cooked/

 

Leitura sugerida por: Sarah Warkentin