A vez das mudanças climáticas

   A Associação Americana de Saúde Pública (American Public Health Association – APHA) elegeu as mudanças climáticas como tema do ano de 2017. A temática será trabalhada ao longo dos 12 meses com o lançamento de diversos materiais e a realização de eventos, que se iniciou no último dia 12 e vai até novembro, com o Encontro Anual da Associação.

   Em vídeo divulgado no site da APHA, a diretora executiva da Rede de Saúde Ambiental Infantil (Children’s Environmental Health Network), Nsedu Obot Witherspoon, aponta que “nós somos a primeira geração a ver as mudanças climáticas e provavelmente a última tomar alguma providência quanto a isso”. A APHA considera as mudanças climáticas como um problema não somente ambiental, mas de saúde pública, uma vez que pode prejudicar o abastecimento de água, aumentar as doenças transmitidas por vetores e aumentar os fenômenos meteorológicos extremos, como a temperatura da terra e dos oceanos e a rota de ventos e monções.

Mudanca climatica
Fonte: http://www.apha.org/news-and-media/multimedia/infographics/how-climate-change-affects-your-health

   Populações vulneráveis como comunidades étnicas, pobres, portadores de doenças crônicas, idosos e crianças são as mais afetadas. De acordo com a APHA, as crianças são quem mais sofrem quando ocorre um desastre natural, por isso é de extrema importância atentar a esta população de risco.

   A notícia boa vem dos Estados Unidos, mas serve de alerta para o mundo todo, uma vez que dividimos o mesmo planeta, oceanos, terra e ar. A mensagem da APHA deixa claro que se não tomarmos uma atitude agora, talvez depois seja tarde demais para revertermos as consequências das mudanças climáticas, tanto a nível ambiental, quanto a nível de saúde da população.

 

Por Laís Amaral Mais

 

Leia mais em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.abrasco.org.br/site/noticias/internacionais/associacao-americana-de-saude-publica-elege-as-mudancas-climaticas-como-tema-do-ano/25072/&gws_rd=cr&ei=YAx1WLj8HIm1wQSD34-QBg

Assista o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=4sgiamI8JwM&feature=youtu.be