Estudo mostra a os benefícios do método BLW para a alimentação da criança

Anteriormente já publicamos aqui sobre os benefícios do BLW (Baby-led Weaning), que é um método de introdução alimentar infantil que promove autonomia e um maior contato com os alimentos, justamente por permitir que os bebês comam sozinhos.

BLW

Fonte da Imagem

Recentemente um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e publicado pela “JAMA Pediatrics”, aponta que o BLW faz com que a criança se alimente melhor.

A pesquisa incluiu 206 mães, sendo que 105 destas foram expostas a uma consultoria de aleitamento para garantir amamentação exclusiva e introdução de alimentos complementares somente depois do sexto mês de idade do bebê. Sendo assim, os resultados mostraram evidências de que as crianças que foram introduzidas ao método BLW tiveram uma melhor atitude diante da alimentação aos 12 e 24 meses, e eram menos seletivas do que aquelas que tiveram uma introdução alimentar com alimentos dados na boca. "Por exemplo, as crianças que passaram pelo BLW, no nosso estudo, mostravam maior prazer ao se alimentar”, diz a coautora do estudo.

Os pesquisadores alertam para as limitações do estudo, inclusive pelo tamanho reduzido da amostra. Porém, o que vale ressaltar é que o ato de comer requer aprendizagem e que quanto mais natural, livre e prazeroso, melhor será a relação com a comida, o que o BLW parece garantir às crianças.

Leia mais aqui.

Autoria: Fabrícia Ramos de Freitas