Muito além da nutrição

Muito se fala sobre as patologias relacionadas à alimentação, como os transtornos alimentares, comer compulsivo, obesidade, dietas da moda, ditadura do corpo ideal e etc. Todavia, como bem observado pelo psicólogo Gustavo Barcellos¹, a literatura nacional carece de material que aborde aspectos interessantíssimos da intersecção entre psicologia e gastronomia. Talvez porque exista um mal-estar alimentar que cerca nossa sociedade, um prato cheio para a abordagem da nutricionista Sophie Deram², autora do livro ‘O PESO DAS DIETAS’, o qual defende o retorno a uma alimentação com prazer e sem culpa, respeitando o corpo e a alma. Sim, a alma. Isso porque o ato de comer permeia os afetos, as festividades dos encontros sociais, os ideais sociopolíticos e as expressões e valorações de cada cultura. Sendo muito mais do que uma necessidade fisiológica ligada à sobrevivência, a temática da alimentação é um mundo vasto a ser explorado pelas lentes da psicologia rumo ao elo trivial, porém farto, do homem com o ato de comer.

 Fonte da imagem

Recém-lançado pela editora vozes, ‘O BANQUETE DE PSIQUE’ é um livro que nasceu para ser um “ato de resistência contra a perda gradual do ritual da alimentação compartilhada na cada vez mais apressada sociedade moderna, que se contenta em comer com uma mão em 20 minutos, enquanto a outra é usada para dar prosseguimento ao trabalho”, segundo o autor Gustavo Barcellos.

Em favor do ritual da refeição compartilhada, vale lembrar que é nesse contexto de convivência alimentar em que as crianças aprendem a arte de conversar, ouvir, ceder e administrar as diferenças.

Com o subtítulo “imaginação, cultura e psicologia da alimentação”, o livro também aborda comidas “memorialistas” e que “aconchegam” e nutrem além do nível físico. Dentre outros, um dos capítulos aborda o simbolismo dos alimentos doces pela sua carga fortemente passional, erótica e lúdica, que explora e excita a criança arquetípica.

E pra os apaixonados pelo tema que gostariam de um pouco mais, a literatura internacional nos presenteou com o livro 'THE PSYCHOLOGY OF EATING - FROM HEALTHY TO DISORDERED BEHAVIOR', de Jane Ogden³. Como o próprio subtítulo sugere, além dos temas comuns dos desvios alimentares, aborda os possíveis significados no entorno da alimentação, as escolhas, significado do tamanho, questão de gênero, insatisfação corporal, dentre outros. 

Nota-se que entre o garfo e a boca há um mundo a ser descoberto e explorado. Aproveite as sugestões e boa leitura!

¹Mestre em Psicologia Clínica pela New School for Social Research de Nova York.
²Nutricionista franco-brasileira, doutora na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e especialista em Transtornos Alimentares.
³Professora em Psicologia da Saúde na Universidade de Surrey (UK), autora de cinco livros acadêmicos.

 

Autoria: Júlia Feltrin Ivers

LEIA MAIS