Baby Led Weaning (BLW): um método de introdução alimentar

Fonte da imagem

A técnica Baby Led Weaning (BLW) (desmame conduzido pelo próprio bebê) incentiva o comer livre e a autonomia do bebê durante as refeições.

Foi criada pela britânica Gill Rapley e refere-se a uma alimentação guiada pelo bebê, com alimentos sólidos picados ao invés de papinhas e uso de colheres.

A proposta é que a partir dos 6 meses o bebê comece a fazer as refeições junto com a família. A comida apropriada é oferecida picada, em formas e tamanhos que o bebê consiga segurá-la com as mãos e levá-la a boca. Um bom exemplo são cenouras cozidas e cortadas em forma de palitos. 

O bebê comerá ao seu ritmo. Embora exposto a comida, alguns bebês levam tempo até começarem a comer de fato. É comum ingerir quantidades pequenas até os 8 e 9 meses.  Nesse sentido, é importante que os pais não pressionem a criança a comer nem apressem-na. Paciência e tranquilidade são fundamentais nesse processo.  

Essa ideia considera o desenvolvimento dos bebês. Nessa faixa etária, eles já conseguem sentar sem apoio, levam objetos a boca com as mãos e são movidos pela curiosidade, querem, naturalmente, pegar e explorar coisas novas, incluindo alimentos.

A BLW proporciona uma rica experiencia sensorial com os alimentos.

Principais benefícios:

§  Incentiva a mastigação

§  Estimula a coordenação motora

§  Possibilita a criança descobrir cada sabor e discriminar frutas e legumes

§  Com o alimento sólido, a criança sente o gosto, a textura e outros detalhes que não são possíveis na papinha

§  O alimento mantém propriedades importantes, como as fibras, que são perdidas ao serem trituradas ou batidas no liquidificador

Vale ressaltar que cada bebê tem um ritmo de crescimento e desenvolvimento. Nem todos os bebês estão prontos para esse método aos 6 meses. A introdução de alimentos sólidos deve acompanhar as necessidades orgânicas e motoras da criança.

Além disso, os pais têm a oportunidade de escolher a qualidade dos alimentos a serem oferecidos ao bebê, optando por uma alimentação mais saudável.

Leia mais sobre BLW:

RAPLEY G, MURKETT, T. Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good food (em tradução livre Desmame Guiado pelo Bebê: Ajudando seu Filho a Amar Boa Comida). Vermilion, 2008

Por Paola de Souza Rezende