Novo Guia Alimentar para menores de dois anos está em processo de elaboração!

 guiahttp://www.cfn.org.br/index.php/dez-passos-para-uma-alimentacao-saudavel-guia-alimentar-para-criancas-menores-de-dois-anos/

Atualmente, existem duas edições do Guia Alimentar para menores de dois anos - 2002 (1ª edição) e 2010 (2ª edição), que dispõem sobre as práticas adequadas de aleitamento materno, alimentação complementar, técnicas de higiene na preparação dos alimentos, entre outros. A segunda edição conta ainda com os dez passos para uma alimentação saudável, que orienta, em dez itens, como oferecer uma alimentação saudável para crianças nesta faixa etária. Guias como este são importantes ferramentas de educação e informação da população no combate a obesidade e distúrbios nutricionais e precisam estar sempre atualizados quanto ao perfil alimentar atual e evidências cientificas!

Este ano, passados quase 8 anos da última edição, o Ministério da Saúde está realizando a revisão deste Guia. Como o objetivo das recomendações atuais é o de valorizar a culinária, foi aberta uma chamada pública para envio de receitas e, se aceitas, serão incluídas no novo documento. Podem ser enviadas receitas de todo Brasil, de pratos únicos e/ou preparações saudáveis para crianças de 6 a 24 meses, em duas faixas de idade: de seis meses a um ano e de um a dois anos. As receitas precisam seguir os critérios listados no documento oficial e caso esteja dentro dos parâmetros, será reproduzida e testada com crianças. Lembre-se, serão aceitas apenas receitas saudáveis, com uso de alimentos in natura e minimamente processados!

Corra! O envio de receitas está disponível entre os dias 23/10 e 05/12/2017, apenas!

 

Autoria Sarah Warkentin