Férias!

Fonte da imagem

Com a chegada das férias a garotada senta no sofá e assiste televisão por diversas horas do dia ou encosta na cama e joga video game até exaurir todas as fases do jogo preferido.

Férias é pra descansar a cabeça das atividades rotineiras, mas também é um período para investir nas atividades fora de casa. A mídia é responsável por bombardear as crianças com propagandas de alimentos, e os desenhos animados são um veículo de comunicação ideal para apresentarem alimentos contendo grandes quantidades de açúcar, gordura e sal. Um estudo publicado na respeitada revista Appetite mostrou que mensagens obesogênicas em desenhos infantis influenciaram algumas escolhas que crianças fizeram sobre lanches imediatamente após a visualização dos desenhos.

Portanto, para a criança, a atividade física pode representar um momento de lazer e recreação, mas também é um momento específico de melhora na função cognitiva, diz estudo da Universidade Northeastern em Boston em parceria com a Universidade de Illinois e Universidade do estado de Michigan.

Os autores do trabalho acompanharam crianças de 8 e 9 anos com obesidade e com peso saudável durante nove meses de atividade física diária e os resultados mostraram não somente perda de peso, mas também melhora na habilidade de controlar o comportamento diante estímulos externos específicos.

Portanto, não deixe seu filho quebrar a rotina de atividade física só porque as férias chegaram. Alimentar-se bem e praticar atividade física regular fazem bem para o corpo e para a mente.

Autoria: Ana Poblacion