O Rei de Junho

   O dia de São João (24 de junho) está chegando!!

   Por isso, já estamos vendo festas juninas por todos os lugares!!! Esta comemoração cultural religiosa, que herdamos dos portugueses, traz ainda muita música, dança, bebida e várias comidas típicas desta época festiva. 

   Preparações como canjica, pamonha, curau, polenta, bolo, cuscuz e mugunzá tem em comum um alimento muito especial e nutritivo, o MILHO.

Comidas de milho

Fonte Imagem

   O milho é um cereal de alto valor nutricional, que proporciona vários benefícios à saúde. Este alimento é uma rica fonte de fibras, já que conserva sua casca, além de ser rico em carboidratos, proteínas, vitaminas (principalmente B1 e A) e sais minerais, como o magnésio.

   Além de importante valor nutricional, o milho tem um grande valor econômico, principalmente para a agroindústria. Junto com a soja, corresponde a mais de 80% da produção de grãos no país, sendo destinado principalmente à alimentação animal na produção de frangos e suínos.

   Apesar de todos os aspectos positivos, a maior parte da produção deste alimento é transgênica (organismos geneticamente modificados). No Brasil, o milho transgênico está autorizado para consumo e as sementes transgênicas já estão em 93,4% da área total brasileira onde são produzidos soja, milho e algodão para a safra 2016/2017. Muitos estudos e evidências relacionam os transgênicos a impactos negativos para a saúde, para o meio ambiente e para a agricultura.

   Diante de tudo isso, o Portal Estilo de Vida Saudável defende que o ato de alimentar, além de nutricional, é um ato cultural, histórico, político e social, por isso sugere que todos aproveitem os festejos juninos e suas manifestações culturais que envolvem também a alimentação e, consequentemente, as iguarias saborosas feitas a partir do milho, mas alerta para que sempre que possível, a escolha seja pelo milho orgânico, livre de transgênicos e agrotóxicos.

 Autoria Ianna Lôbo

Leia mais clicando Aqui , Aqui  e Aqui