Páscoa – Dá para fazer escolhas saudáveis e conscientes??

A Páscoa é um feriado religioso e nada tem a ver com chocolate. Apesar disso, faz parte da cultura da Páscoa ofertar ovos de chocolate a quem você quer bem, e dentre elas, as crianças. Diante disso, é importante ficar atento a vários aspectos: tamanho e peso dos ovos e sua flutuação de valores entre estabelecimentos; brindes; e principalmente a informação nutricional e a data de validade do produto.

 PascoaFonte: http://www.fotoswiki.org/galerias/galeria-de-fotos-de-ovos-da-pascoa

É comum encontrar o mesmo ovo em diferentes estabelecimentos com valores muito diferentes. Para tanto, basta focar em um ovo e comparar valores que chegam a ter 106% de variação. Se você for paciente, a melhor época para comprar ovos é depois do dia da Páscoa. Se não for paciente, compre sua barra de chocolate favorita, derreta o chocolate e faça os ovos junto com as crianças no dia da Páscoa. Barras do mesmo chocolate do ovo chegam a ser quase sete vezes mais baratas.

Ao observar o rótulo do produto preste atenção à lista de ingredientes. Note que os ingredientes aparecem em ordem decrescente de quantidade, ou seja, quanto maior a quantidade do ingrediente, mais próximo do início da lista ele estará. Sendo assim, se o primeiro ingrediente for o açúcar, indica que este é o alimento de maior quantidade no ovo de chocolate, e isto é um alerta para o seu excesso!

Outro item muito importante a ser considerado são os brindes ofertados junto com o ovo. Personagens infantis fazem parte do marketing das empresas e certamente vendem mais ovos. Porém, ofertar bride com alimento é caracterizado como publicidade infantil, e isto viola as seguintes legislações: Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselho Nacional de Criança e Adolescente. Além disso, a venda do ovo de chocolate com brinquedo, sem a opção de comprá-lo separadamente, constitui venda casada, também proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

O Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) sugere 5 dicas para escolhas mais conscientes para a Páscoa, são elas:

1 - Preste atenção na embalagem;

2 – Evite dar ovos com brinquedos e personagens infantis;

3 – Verifique se o valor do ovo cabe no orçamento;

4 – Não exagere no açúcar;

5 – Compre ovos artesanais.

O Portal Estilo de Vida Saudável já publicou outra matéria bem importante sobre este tema, que vale muito a pena ser relembrada.

Visto tudo isso, divirtam-se, presenteiem as pessoas queridas e compartilhem da alegria que a Páscoa traz.

 

Por Ianna Lôbo

Leia mais aqui e aqui.