Arca do gosto: O Brasil contribuindo para proteção de alimentos ameaçados de extinção!


arca do gostoFonte: http://www.ideiasnamesa.unb.br/index.php?r=noticia/view&id=2212

  Fundado em 1996 pela organização não governamental Slow Food, o Projeto Arca do Gosto corresponde a um catálogo que reúne sabores de produtos ameaçados de extinção. Nesta arca estão produtos animais e vegetais, naturais ou processados. Pois, além da diversidade animal e vegetal, estão desaparecendo práticas de panificação, carnes e queijos curados, saberes indígenas, rurais e artesanais de um modo geral e que podem possuir reais valores comerciais.

   Segundo o Slow Food Brasil, “o objetivo da Arca não é criar um banco das sementes, uma coleção de material genético ou um museu para expor os conhecimentos tradicionais, mas redescobrir e valorizar estes recursos, para apoiar as economias locais.”

   Diante disso, no ano de 2016, o Brasil com financiamento da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e coordenação da Universidade Federal de Santa Caterina (UFSC), contribuíram com a indicação de mais de 300 produtos, sendo destes, 75 novos para a Arca.

   O projeto chama atenção para o fato do nosso país possuir um imenso patrimônio ecogastronômico e um território com diversos biomas (da Amazônia ao Cerrado, passando pela Mata Atlântica, o Pampa, a Caatinga, Pantanal e o Bioma Marinho), com frutos e cultivos autóctones sem igual. E, mesmo assim, enfrentamos o paradoxo de estarmos em risco, como por exemplo, mais de 50% da cobertura vegetal do Cerrado já desapareceu.

Por isso, precisamos nos mobilizar e defender nossa cultura alimentar!

Você também pode ajudar indicando um produto que quer salvar, basta clicar aqui: http://www.fondazioneslowfood.com/en/what-we-do/the-ark-of-taste/nominations-from-around-the-world/nominate-a-product/

 

Por Ianna Lôbo

Referências:

http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/noticias/2016/brasil-participa-de-projeto-para-salvar-produtos-alimentares-tradicionais-em-risco-de-extincao-no-pais

http://www.ideiasnamesa.unb.br/index.php?r=noticia/view&id=2212

http://www.slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto

http://slowfoodbrasil.com/documentos/slowfood-livreto-arcadogosto.pdf