Já tomou água hoje?

Hidratação

A água é essencial para a manutenção da vida e o bom funcionamento do organismo, ajudando em diversas funções vitais, tais como o transporte de nutrientes pelas células e o controle de temperatura do corpo, por exemplo. Todos sabem da importância da ingestão adequada de água, mas quase sempre negligenciamos o seu consumo.

Deve-se consumir água de boa qualidade: filtrada ou mineral, isentas de micro-organismos e substâncias químicas que possam constituir perigo para a saúde humana. A sua ingestão deve ser independente da sede, constante e rigorosa. Como qualquer outro alimento, a quantidade recomendada de água que devemos ingerir depende de diversos fatores, como a idade, peso, nível de atividade física e clima. Geralmente, preconiza-se a ingestão de 2 a 3 litros de água diariamente, apesar da água também estar presente em alimentos (principalmente alimentos in natura), e aumentar o consumo em dias mais quentes e após a prática de exercício físico intenso.

Água pura é a melhor opção para a ingestão de líquidos. A água aromatizada com rodelas de frutas, por exemplo limão, morango ou melancia, é uma boa opção para quem não está acostumado a beber água pura ou para quem gosta de ter mais sabor à água. Outra boa alternativa é acrescentar folhas de hortelã. Experimente! Só não esqueça de se hidratar bem no verão!

Por Sarah Warkentin