Conhecendo a Gerontologia

A população brasileira vem passando por um processo de inversão da pirâmide etária com o aumento da população idosa e consequentemente das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Diante disso, novas tecnologias e políticas são desenvolvidas com o objetivo de tornar esta população cada vez mais saudável e independente. Assim profissionais e cursos voltados a essa área começam a ganhar visibilidade.

Para atender todas as multidimensões que o idoso apresenta é necessária uma equipe multi e interdisciplinar especializada.

Gerontologia é o campo científico e profissional, multi e interdisciplinar que visa abranger o idoso nas suas diversas dimensões incluindo os aspectos biológicos, psicológicos, socioculturais e espirituais a fim de proporcionar a melhor qualidade de vida prevenindo as DCNT, tendo em vista as características do idoso. 

O profissional gerontólogo pode pertencer a qualquer área do conhecimento a saber: Ciências Biológicas, Humanas e Exatas e deve conseguir lidar com as questões próprias do processo de envelhecimento, atuando e interagindo entre elas. Por exemplo, um arquiteto juntamente com o terapeuta ocupacional pode trabalhar na construção de moradias adaptadas, modificando pisos, tapetes, iluminação, barras de apoio, organizando a disposição dos cômodos, entre outros recursos voltados à prevenção de quedas e melhoria da locomoção. 

Por Liliane Lima Mendes e Ailim Kurata

Gerontologia

Imagem: Lemos, DN; Tobias, MA. O trabalho em equipe multidisciplinar na atenção à saúde do Idoso.In: Perracini, MR; Fló, CM; Carvalho, CRF; Tanaka, C. Funcionalidade e Envelhecimento. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2009.

Referências 

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia:

http://www.sbgg.org.br/

Neri, Anita Liberalesso. Palavras-Chave em Gerontologia. Editora Alínea. 3ª edição. Campinas – SP. Brasil. 2008.