O mês Rosa: Prevenção do câncer de mama

O plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil (2011-2022), publicado há seis anos, já colocava entre as suas metas o aumento da cobertura de mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos. O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com 13,03 óbitos/100.000 mulheres em 2014, sendo que as regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores taxas, com 14,21 e 14,60 óbitos/100.000 mulheres em 2014, respectivamente (INCA).

outubro
https://www.mensagenscomamor.com/mensagens-para-outubro-rosa

 

Neste mês de outubro ocorrem diversas campanhas de estimulo da participação da população na prevenção do câncer de mama. Objetiva-se, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) “compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”.

O câncer de mama pode ser identificado precocemente, ao fazer o autoexame - geralmente o câncer de mama é descoberto pelas próprias mulheres! Além de estarem atentas com o próprio corpo, recomenda-se que mulheres de 50-69 anos realizem a mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Leia mais aqui e aqui e previna-se!

 

 

Autoria: Sarah Warkentin