Campanha de prevenção da obesidade na infância e na adolescência

Devido ao expressivo número de crianças obesas no país, o Ministério da Saúde em parceria com as prefeituras municipais iniciarão a campanha de Combate a Obesidade Infantil.

A iniciativa faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola e irá atender mais de 2200 municípios que participam do Programa Saúde na Escola, desenvolvido por equipes da Saúde da Família ligadas a Unidade Básica de Saúde. Estão previstas visitas a 50 mil escolas públicas incluindo cerca de 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos

A medida foi anunciada pela presidenta, Dilma Rousseff, que reforçou a importância de pais e professores estarem atentos a esse grave problema que pode ser fator de risco para desencadear doenças como hipertensão e diabetes.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde, Raquel Pedroso, “durante a semana de 5 a 9 de março, um conjunto de ações prioritárias vão ser realizadas nas escolas que integram o Programa Saúde na Escola, dentre elas estão ações de pesar e medir as crianças e jovens, identificar aqueles que estão com sobrepeso, fazer avaliação nutricional, identificar possíveis sinais de desnutrição ou obesidade".

O Ministério da Saúde autorizou em dezembro de 2011 o repasse de 108 milhões de reais aos municípios que vão participar dessa mobilização. O investimento vai ser liberado em duas etapas: 70% no início deste ano e o restante em dezembro, após prestação de contas das ações desenvolvidas.

Campanha contra a obesidade infantil

Confira mais informações no Portal do Ministério da Saúde

Por Adriana de Sousa Nagahashi