Publicação do “Plano de Ação para Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes”

Obesidade infatilA publicação lançada no fim de 2014, elaborada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), junto com o Ministério da Saúde, tem como objetivo prevenir o aumento da obesidade na infância e adolescência, com atuação principalmente na promoção de uma  alimentação saudável e estímulo à atividade física. O documento propõe dessa forma as cinco principais linhas de ações estratégicas para intervenções integrais de saúde pública visando  conter a progressão da epidemia de obesidade nestas faixas etárias. Esta meta requer um enfoque multissetorial nos diferentes ciclos de vida que visem transformar ambientes obesogênicos em oportunidades para um estilo de vida mais saudável.

 

Neste contexto, as linhas de ação propostas são:

a) atenção primária à saúde e promoção de aleitamento materno e alimentação saudável;

b) melhoria de ambientes de nutrição e atividade física escolar;

c) políticas fiscais e regulamentação do marketing e rotulagem de alimentos;

d) outras ações multissetoriais (como a provisão de espaços urbanos para atividade física e medidas para aumentar a disponibilidade e acessibilidade de alimentos nutritivos);

e) vigilância, pesquisa e avaliação.

Para que os países possam seguir estas linhas, a Repartição Sanitária Pan-Americana (RSPA) proporcionará informações baseadas em evidências para a formulação de políticas, normas e diretrizes (em programas nas escolas, como para venda de alimentos e bebidas (também denominados alimentos competitivos com a alimentação escolar), além do apoio para a adoção dos indicadores de obesidade. Como parte da implementação do Plano, a OPAS vai estabelecer essas diretrizes, desenvolver e manter uma base de dados atualizada com a prevalência de sobrepeso e obesidade e monitorar atividades relacionadas à implementação de políticas, legislação e programas na Região.

Este plano tem as metas para serem atingidas entre 2014 e 2019 e também está disponível nas versões em inglês e espanhol. O Portal Estilo de Vida Saudável apóia a criação de políticas como esta com o objetivo de reduzir a obesidade nas Américas, visto que a doença já alcançou proporções epidêmicas no nosso país!

Texto por Sarah Warkentin

Leia o plano na íntegra aqui