Pesquisa Nacional de Saúde usará exames laboratoriais

Exames laboratoriaisProposta pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE será realizada pela primeira vez no Brasil uma pesquisa nacional com base em exames de sangue e urina para traçar um perfil de saúde da população.

Além de responder a um questionário sobre hábitos de saúde e condições sociais, 16.000 pessoas dos 80 mil domicílios pesquisados em 1.600 municípios serão submetidas a coleta de sangue e medidas de peso, altura e da pressão arterial. A expectativa do IBGE é realizar o estudo a cada 5 anos.

O Hospital Sírio Libanês de São Paulo será o responsável por organizar as coletas e coordenar as redes de laboratório para garantir a padronização dos exames. A coleta de sangue e urina vai ajudar a definir perfis de prevalência para as principais doenças crônicas e carenciais no país.

A pesquisa faz parte do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) e tem como objetivo conhecer novas informações sobre os hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, prática de atividade física e fatores associados aos comportamentos não saudáveis da população.

Leia mais em:

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisa-nacional-de-saude-tera-exame-de-sangue,946740,0.htm

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/7723/162/ms-ira-incluir-exames-laboratoriais-em-pesquisa-domiciliar.html