Pais não são capazes de reconhecer obesidade do próprio filho

Balança
Fonte: veja.abril.com.br

Pesquisa recente realizada pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM) e a UCL Institute of Child Health com pais de 2.976 crianças britânicas apontou um dado alarmante: um terço subestima o peso dos filhos (segundo critério de Índice de Massa Corporal (IMC)), não sendo capazes de identificar o excesso de peso infantil – das 396 crianças obesas, apenas quatro identificaram o desvio nos seus filhos.

O trabalho, publicado no British Journal of General Practice, evidenciou maior dificuldade nesta identificação entre pais negros, sul-asiáticos, de menor classe socioeconômica ou se filho era do sexo masculino. Os pais apenas perceberam o desvio de peso quando a criança apresentava grau de obesidade grave.

“Os profissionais da área médica precisam adotar medidas para reduzir a distância entre a percepção dos pais e o peso da balança para que a família entenda os riscos do sobrepeso à saúde e adote um estilo de vida mais saudável”, disse Russell Viner, coautor do trabalho ao jornal “The Guardian”.

Além disso, os autores colocam como possíveis explicações para isto o medo de julgamento dos pais e o não querer rotular o próprio filho com excesso de peso. Os poucos pais que enxergaram o excesso de peso do filho são mais propensos a perceber os riscos para a saúde.

Sabe-se que o envolvimento dos pais na alimentação infantil ajuda na promoção da manutenção do peso de saudável em crianças. São necessárias medidas que diminuam a diferença entre as percepções dos pais do estado nutricional infantil e os pontos de corte usados por profissionais da saúde. Estas intervenções podem ajudar os pais a compreender melhor os riscos que o excesso de peso pode trazer e aumentar a adesão a estilos de vida mais saudáveis. 

Por Sarah Warkentin

Fonte:

https://www.ucl.ac.uk/promise/docs/Child_obesity_cut-offs

 http://www.theguardian.com/society/2015/mar/30/parents-of-obese-children-unable-to-recognise-child-is-overweight

http://www.telegraph.co.uk/news/health/children/11502644/Parents-of-clinically-obese-kids-dont-see-their-offspring-as-unhealthily-fat.html