Novo Guia Alimentar norte americano

choose my plateComo já se sabe há algum tempo, a população mundial está cada vez mais obesa, devido as suas escolhas alimentares e estilo de vida que potencializam o sedentarismo. Na população norte americana os resultados desta combinação são vistos na silhueta. Não por um fator estético mas por  questão de saúde pública o governo dos EUA estão se mobilizando no intuito de diminuir ou pelo menos reduzir o crescimento exacerbado da obesidade.

As orientações no site são simples, visam o equilíbrio das calorias, ou seja, pode-se apreciar as diferentes comidas, porém deve-se comer menos, evitando grandes porções ( as grandes porções são bem questionadas filme Super Size Me de Morgan Spurlock, 2004). Sugere que aumente efetivamente o consumo de frutas e verduras, para meio prato aproximadamente e ainda prefira alimentos integrais e com redução de gordura. Alerta também sobre o sódio contido nos alimentos industrializados, pede para o que o consumidor compare suas quantidades e evite as opções com muita quantidade. E uma orientação que parece simples, beber água ao invés de bebidas açucaradas como refrigerante ou mesmo suco.

Algo que a ilustração do prato mostra, que pode levar a um entendimento errôneo, é o copo com produtos láteos. Não que as refeições devem conter um copo de leite ou iogurte acompanhando  mas ao longo do dia deve-se consumir porções dos alimentos deste grupo. Vale lembrar que o consumo de produtos láteos durante as refeições ou como sobremesa faz diminuir a biodisponibilidade de ferro pela presença do cálcio. O que não faz aproveitar este importante mineral que evita a deficiência de ferro causadora da anemia.

Há como buscar no site fotos de equivalência das porções para diversos alimentos dos grupos.

Dificuldades: As medidas culinárias demonstradas no site norte americano não são usuais aqui no Brasil. As referências usadas são “onça”, e cada onça equivale a 28,35g (~30g), e polegadas, sendo que cada uma equivale a 2,54 cm.

Você pode conhecer um pouco mais no site <http://www.choosemyplate.gov/ >

Texto por Associated Press