Semana saúde na escola: uma iniciativa do governo a fim de combater a obesidade infantil e prevenir as complicações decorrentes de um estilo de vida não saudável.

Saúde na escola

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou o inicio das ações que envolvem a Semana saúde na escola, projeto desenvolvido pelos Ministérios da saúde e da educação tem, nessa primeira etapa, foco na obesidade infantil, que vem crescendo nos últimos anos em todo país e em todas as classes sociais.

Parte do projeto é a aferição das medidas antropométricas nas crianças das escolas participantes classificando-as quanto ao estado nutricional. Foi composto também um rap exclusivamente para o Programa Saúde na Escola, pelo rapper Dudu Sá, que tem na letra o incentivo à adoção de hábitos saudáveis, como alimentação e práticas de exercícios físicos. Teatro de fantoches é outro dos recursos utilizados para chamar atenção da garotada. A ideia do governo é discutir com a escola como esta pode ajudar na construção de hábitos de vida mais saudáveis.

Padilha reforçou que “as crianças são grandes multiplicadores, o que orientamos na escola as crianças repassam para o restante da família”. Mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros participam do Programa que tem adesão é voluntária. O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 118,9 milhões para o programa que tem foco prioritário nas escolas de bairros de regiões mais pobres nas grandes cidades.

Leia a matéria na íntegra em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/4482/162/ministro-participa-de-acoes-de-prevencao-a-obesidade.html

Leia a matéria na íntegra em: http://sistemas.aids.gov.br/saudenaescola2010/index.php?q=node/67

Leia também: http://oglobo.globo.com/pais/campanha-contra-obesidade-vai-examinar-estudantes-nas-escolas-4221122