Semana Mundial pela conscientização do consumo de sódio

Semana Mundial pela Conscientização do consumo de sódio
Paho

Durante a Semana Mundial pela Conscientização do Consumo de Sódio, que aconteceu entre16 a 22 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) solicita das indústrias a tão esperada redução de sódio dos alimentos ultraprocessados, junto à conscientização da população, que deve se atentar ao que é escolhido para fazer parte da sua alimentação.

A ingestão de alimentos industrializados faz com que nossa ingestão de sódio seja muito mais alta do que deveria ser. O controle das quantidades ingeridas deste micronutriente é dificultado pelo sódio “escondido”, encontrado em refrigerantes, sucos biscoitos e tantos outros produtos que estão ganhando espaço, cada vez maior nas refeições.

O consumo excessivo de sódio é um dos fatores que podem desencadear algumas doenças; como a hipertensão, sendo importante um consumo consciente para que exista a educação da população e, consequentemente, a consolidação de hábitos alimentares saudáveis, inclusive entre as crianças.

O sódio também está presente nas preparações diárias com o sal de cozinha, utilizar de forma consciente e controlada é um método eficaz na prevenção de doenças crônicas. Diminua o sódio nas suas refeições e use especiarias que deixam sua preparação ainda mais saborosa e nutritiva! Faça o teste!

 

Fonte: http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=4797:semana-mundial-pela-conscientizacao-do-consumo-de-sodio&Itemid=821

Por Laís Amaral, Priscila Soares e Juliana Frizzo.