Você tem fome de quê? O novo Guia Alimentar Brasileiro leva críticos mais severos a cair aos nosso pés, ou pratos!

O autor de um dos mais polêmicos livros da história da alimentação, Michael Pollan (O dilema do onívoro), acaba de replicar em seu facebook a matéria sobre o novo Guia alimentar para a população brasileira - 2014.

Para o título, um só questionamento: “The nutritional guidelines of the future?” (“O guia nutricional do futuro?”). Assim como ele, nós também queremos saber se entramos de vez no futuro, produzindo o guia alimentar que leva em conta não somente os alimentos em si, mas o contexto em que são consumidos, dando tanta atenção ao papel social quanto ao biológico da alimentação.

Dentre suas páginas, o guia versa sobre alimentos minimamente processados, amarrando-os ao contexto do sabor, valor nutricional e por serem social e ambientalmente mais sustentáveis do que os alimentos processados ou ultraprocessados, que são produtos com formulação industrial, portanto nutricionalmente desequilibrados. Dialoga também sobre o uso de sal, açúcar e gorduras, pois afinal das contas, esses ingredientes contribuem para preparações saborosas, desde que utilizados em quantidades moderadas a fim de mater o equilibrio entre esses e os outros nutrientes que compõe uma alimentação saudável. 

Depois de ler o texto, ficou com fome de informação? Acesse o novo Guia Alimentar Brasileiro e incorpore-as à sua vida. Bom apetite!

http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_ingles.pdf

 

Por Ana Paula Poblacion

Fonte: http://www.vox.com/2015/2/20/8076961/brazil-food-guide