Nova proposta de rotulagem nos EUA


A primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, anunciou uma serie de propostas para alterar a rotulagem de produtos alimentícios americanos. As mudanças, salientadas no site do 
The Guardian*, são as seguintes:

- Novas porções: serão mostradas quantas porções tem na embalagem inteira.

- Quantidade de calorias escrita em maior tamanho.

- Quantidade de calorias provenientes da gordura total não serão mais listadas separadamente.

- Acréscimo da informação sobre açúcares adicionados: separados dos açúcares naturalmente presentes no alimento.

 

- Acréscimo das informações sobre quantidade de vitamina D e Potássio.

Trata-se da primeira atualização dos rótulos dos alimentos em mais de 20 anos, desde que foram introduzidas pela Food and Drug Administration (FDA). A proposta inclui tamanhos de porções mais realistas para muitos produtos, já que poucos consumidores consideram uma barra de chocolate ou uma garrafa de refrigerante de 500 ml como mais de uma porção. Os novos rótulos irão refletir isso. Além disso, uma importante mudança é a informação nutricional mais clara: os fabricantes terão que distinguir entre o açúcar naturalmente existente nos produtos e o açúcar acrescentado por eles.

"O princípio que nos move é muito simples: você, como pai e consumidor, deveria poder ir até o supermercado que frequenta, pegar um item da prateleira e conseguir dizer se ele é bom para sua família", disse Michelle Obama. A notícia foi dada após o US Centers for Disease Control and Prevention anunciar uma queda de 43% na taxa de obesidade entre crianças de 2 a 5 anos na última década, um sinal promissor de que os EUA estão conseguindo reverter a epidemia de obesidade. Cerca de 8% das crianças dessa faixa etária eram obesas em 2012, em comparação a 14% em 2004.

 

A proposta, que se for aceita pode custar até 2 bilhões de dólares para a indústria, ainda será avaliada e vai demorar alguns anos para ser colocada em prática.

*Fontes:

http://www.theguardian.com/world/2014/feb/27/michelle-obama-proposal-food-labelling-calories-serving

http://www.abifisa.org.br/noticia/06-03-2014-eua-discutem-novas-regras-para-rotulagem-de-alimentos

 

Texto por: Sarah Warkentin