A obesidade já chegou no Oriente Médio, América Latina e Oceania

Diferentemente do que se via há alguns anos atrás, segundo dados recém-publicados, quase 30% da população mundial apresenta excesso de peso, dos quais 62% então em países em desenvolvimento.

Dentre os países desenvolvidos destacam-se os Estados Unidos (EUA), o Reino Unido e a Austrália, com mais de 60% de seus habitantes maiores de 20 anos com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 30Kg/m2. Já dentre os países em desenvolvimento, o aumento foi impressionante, atingindo cerca de 70% das mulheres maiores de 20 anos no Egito, Arábia Saudita, México, Chile e Paraguai, por exemplo.

Estes dados são provenientes de uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington (EUA) e publicada no The Lancet, que estudou 188 países. De acordo com os pesquisadores, entre 1980 e 2013 a porcentagem de homens com excesso de peso aumentou 8,1%, e de mulheres, 9,1%.

Durante este período, o aumento do excesso de peso também se deu entre as crianças e adolescentes, atingindo 50% destas pessoas. Apesar de este aumento ser maior em países desenvolvidos, 13% das crianças de ambos os sexos de países em desenvolvimento já apresentam tal condição, revelando uma preocupação crescente com a obesidade infantil e suas consequências cada vez mais precoces.

De acordo com Christopher Murray, diretor do Instituto de Avaliação da Saúde da Universidade de Washington (EUA), "ao longo das três últimas décadas, nenhum país conseguiu reduzir suas taxas de obesidade e nós acreditamos que esses índices irão aumentar regularmente nas nações mais pobres do mundo caso medidas urgentes não sejam tomadas".

Por Laís Amaral Mais

obesidade
www.imagohistoria.blogspot.com

 

 Link para a notícia: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/afp/2014/05/28/quase-30-da-populacao-mundial-e-obesa-ou-tem-sobrepeso-diz-estudo.htm