Consumo excessivo de sódio ao redor do mundo

Pessoas de todo o mundo estão consumindo muito mais sódio do que o  recomendado, segundo o estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard e da Universidade de Cambridge.

Em 181 dos 187 países (que constituem 99,2% da população adulta mundial), o consumo nacional superou a recomendação da Organização Mundial da Saúde de menos de 2 gramas de sódio/dia. Em 119 países (88,3% da população adulta do mundo), o consumo de sódio excedeu essa quantidade em mais de 1 grama/dia. Este é o primeiro estudo que estima o consumo de sódio específico de cada país. Lembrando que a recomendação é não ultrapassar 2300mg de sódio por dia.

A ingestão de sódio foi maior no Oriente e na Ásia Central, Europa Oriental e Oriente Médio. O excesso de sódio é um importante fator de risco para doenças crônicas não-transmissíveis e aumenta o risco de câncer. De acordo com os autores, praticamente todas as populações se beneficiariam com a redução de sódio. 

doencas cronicas nao-transmissiveis - consumo de sodio

O estudo foi publicado no final de 2013. Leia o artigo na integra aqui: http://bmjopen.bmj.com/content/3/12/e003733.full

*ingestão estimada de sódio (g/dia) em 2010 para pessoas com idades entre 20 anos ou mais.

Fonte: http://www.ideiasnamesa.unb.br/index.php?r=noticia/view&id=521

Texto por: Sarah Warkentin