Atividade Física

Em pesquisa realizada pela University of Montreal em parceria com o Hospital pediátrico CHU Sanite-Justine, foi encontrado que a prática de 20 minutos de exercícios físicos em 3 dias da semana por gestantes melhora a função cerebral do bebê. 

De acordo com o Prof. Daniel Curnier, pesquisador participante do estudo, como a prática de exercícios físicos traz benefícios ao cérebro do adulto, a hipótese da pesquisa em questão foi que tal prática realizada por mães também traria benefícios ao feto.

Os pesquisadores selecionaram mulheres no começo do segundo trimestre de gestação e as dividiram em 2 grupos: sedentárias (ausência da prática de atividade física) e ativas (realização de pelo menos 20 minutos de atividade física 3 vezes por semana). Após o nascimento dos bebês, foi realizado um eletroencefalograma de cada criança entre o 8º e o 12º dias de vida para analisar sua atividade elétrica cerebral.

Segundo Élise Labonté-LeMoyne, doutoranda do projeto, os bebês das mães que realizaram atividade física mostraram maior maturação da ativação cerebral, o que sugere que o cérebro destas crianças se desenvolve mais rapidamente. Tal fato pode melhorar o desenvolvimento da fala e do sistema motor, bem como o desenvolvimento intelectual e social do bebê.

A pesquisa continuará até o primeiro ano de vida dos bebês para determinar se as diferenças cerebrais entre os filhos de mães ativas e sedentárias se mantém mesmo após períodos mais longos.

Além dos benefícios para a criança, o Prof. Curnier ressalta que a prática de atividade física regular por gestantes diminui os riscos de complicações na gravidez, além de facilitar a recuperação pós-parto e reduzir o risco de obesidade na criança.

Vale destacar a importância de se realizar atividades físicas na gestação supervisionadas por médico e educador físico, a fim de se evitar complicações para a mãe ou para o bebê.

Por Laís Amaral

Link para a notícia:

http://www.medicalnewstoday.com/articles/268651.php