MOVIMENTE-SE!! A Atividade física previne riscos de mortalidade

A intensidade de atividade física adequada é objeto de estudo de diversas pesquisas uma vez que parece fundamental conhecer os limites ideais de exercício que promovam a saúde e que sejam eficazes na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis ao longo da vida para diminuição da mortalidade precoce.

Em abril deste ano, foi publicado um artigo sobre o tempo de atividade física e a longevidade. Os pesquisadores reuniram dados secundários de 6 estudos prospectivos do National Cancer Institute Cohort Consortium que iniciaram entre 1992 e 2003 nos Estados Unidos e em países europeus. Foram analisados dados de 661.137 adultos de ambos os sexos em relação ao tempo de atividade física auto referida por semana associados às taxas de mortalidade ao longo do estudo. Foi observada uma redução de 20% do risco de mortalidade (doenças cardiovasculares e câncer) para aqueles que seguiram a recomendação mínima do guia americano (75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa ou 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana); para aqueles que faziam duas vezes a quantidade de exercício recomendada o risco foi diminuído em 31%; os indivíduos que realizaram de 2 a 3 vezes mais do que o guia preconiza, houve a diminuição de 37% do risco de mortalidade. Para aqueles que fizeram mais de 3 vezes da recomendação não foi evidenciado uma grande diferença para a diminuição dos riscos para os que seguiram a recomendação.

No entanto, para aqueles que fizeram dez vezes ou mais a recomendação de atividade física, os resultados não foram animadores: a mortalidade diminui em comparação aos que não praticaram nenhum tipo de atividade física, mas em relação os que fizeram de 2 a 3 vezes mais do que pede a recomendação, a longevidade diminui.

Como é evidenciado no estudo, a atividade física não é só um fator para manter a saúde, mas também pode ser considerada como essencial para diminuição da mortalidade. Se quiser manter a qualidade de vida ao longo dos seus anos, pratique algum esporte, movimente-se, verá os benefícios do exercício sobre o nosso organismo prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida. Mas lembre-se: sem excessos, pois ao que tudo indica, a ciência cada vez mais endossa o conhecimento milenar de que o caminho ideal é o da moderação!!

atividade física x mortalidade
Fonte

Por Priscila Soares, Juliana Bergamo

Fonte:

http://well.blogs.nytimes.com/2015/04/15/the-right-dose-of-exercise-for-a-longer-life/?_r=0

AREM, Hannah et al. Leisure time physical activity and mortality: A detailed pooled analysis of the dose-response relationship. Jama Intern Med. p. E1-E9. Abril, 2009.