Pedalando em Paris

As velhas e boas bicicletas, que para muitos parecem um simples meio de transporte, está ganhando mais adeptos em Paris .Bicicletas em Paris

A notícia publicada no jornal Folha de São Paulo, no último dia 10, mostra que a bicicleta vem chamando atenção do público de todas as idades e estilos, como os estudantes de design, jovens executivos abastados, aposentados aventureiros e todo tipo de homens e mulheres elegantes. E essa moda está se difundindo não só na França, mas também entre a população americana e de Tóquio.

Destaca-se o diferencial que apresentam quando comparadas a uma bicicleta convencional, já que são chamadas de fixas-bicicletas, por não possuírem marchas, serem mais delicadas, andam só quando são pedaladas e não podem descer ladeiras “na banguela”.

Há vários modelos de fixas-bicicletas, desde as mais modestas até as mais estilosas, usadas tanto em passeios coletivos, assim como para serem objetos de divulgação de beleza na capital francesa.

O site Pignonfixe.com, é um fórum criado para o público que tem interesse nessas bicicletas. Segundo o criador do site, Thomas Courvalin, a utilização das bicicletas está trazendo de volta à França a era de mais despreocupação e leveza, além disso, o país que já possui uma tradição ciclística está redescobrindo-a graças à moda das bicicletas fixas.

Esta matéria interessante nos faz refletir que, se em países de primeiro mundo a moda de andar bicicletas está sendo uma prática que vem ganhando mais espaço, quem sabe essa tendência positiva, de benefícios para o meio ambiente e principalmente para a saúde também se faça presente em nosso país.

Por Adriana Nagahashi