Caminhar nas reservas naturais como parte de um estilo de vida saudável

Fazer trilha é uma oportunidade de apreciar o meio-ambiente que proporciona ao trilheiro benefícios como a prática de atividade física, conscientização sobre a necessidade da preservação da natureza, além de possibilitar a socialização entre as pessoas.

Uma ótima iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e da Fundação Florestal do Estado de São Paulo é o Projeto Trilhas de São Paulo que incentiva o turismo ecológico na Mata Atlântica. São 40 trilhas localizadas em áreas protegidas da mata com o objetivo de conservar a biodiversidade e a manutenção dos serviços ambientais.

Quem percorre as trilhas têm direito a um passaporte, que é carimbado em cada trilha visitada. Outro incentivo é a distribuição de prêmios ao completar cada nível de dificuldade das trilhas. Aspecto de interesse é que após completar todas as trilhas: prêmio de 01 camiseta “Trilhas de São Paulo: Eu fiz!”.

Não se esqueça de alguns itens que podem ser úteis na prática deste esporte, tais como:

  • Garrafa com água; 
  • Repelente e protetor solar;
  • Calçado que não escorregue e roupas confortáveis, um chapéu/boné se o dia estiver muito ensolarado;
  • Sacos para armazenar o lixo- o passeio é um momento de lazer e contato com a natureza, portanto é fundamental lembrar-se de descartar o lixo corretamente;
  • Lanche saudável.

A prática de atividade física aliada à alimentação saudável são imprescindíveis para a manutenção da saúde e prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis. São bastante efetivasSanduíche quando realizadas de forma prazerosa por proporcionar bem-estar. As trilhas combinam muito bem com este contexto já que fazem uma integração entre atividade física, alimentação saudável e diversão.
É importante prestar atenção na alimentação durante a prática de exercícios físicos. Deve-se levar alimentos de fácil digestão e seguros que garantam a recuperação energética e hídrica para que se evite uma possível hipoglicemia e/ou desidratação, devido a perda de água e sais minerais através do suor. Algumas sugestões: Sanduíche natural, frutas frescas ou secas, biscoitos integrais e água.

E você, o que está esperando? Mexa-se! Conheça os ecossistemas mais ricos do mundo que estão pertinho de você!

Visite o site para saber mais sobre esta iniciativa! http://www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br

Por Kelly J. Viana e Sarah Warkentin