Pesquisa comprova: A prática de atividade física diária reduz em 14% o risco de câncer de mama

cancer de mama

De acordo com um estudo publicado online neste mês de outubro, no Cancer Epidemiology, Biomarkers e Prevention, a pratica de exercício físico, como uma simples caminhada, pode ajudar a diminuir em 14% o risco de câncer de mama entre mulheres na pós-menopausa. Os pesquisadores relatam ainda que um exercício mais intenso pode diminuir ainda mais este risco, em cerca de 25%.

O estudo avaliou cerca de 74.000 mulheres na pós-menopausa (entre 50 e 74 anos) neste estudo longitudinal, desde 1992. Mulheres que caminhavam ao menos 7 horas por semana apresentaram a redução do risco de câncer em comparação com as mulheres que caminharam 3 horas ou menos, durante a semana.

O mínimo recomendado de atividade física moderada por semana nos Estados Unidos e de 2 horas e meia, porem estudos comprovam que menos da metade da população feminina segue esta recomendação. No Brasil, observa-se o mesmo sedentarismo. Segundo os dados da Vigitel 2012, apenas 26,5% das mulheres avaliadas praticam atividade física no tempo livre.

Leia o artigo na integra aqui:

http://cebp.aacrjournals.org/content/22/10/1906.abstract

Texto por: Sarah Warkentin