My plate em universidade dos Estados Unidos

bons habitos alimentares

Uma iniciativa de bons hábitos alimentares, na Universidade de New Hampshire, virou notícia nas últimas semanas.

O My Plate, ícone para uma alimentação saudável criado pela USDA em substituição a até então utilizada My Pyramid, foi impresso em alguns pratos no refeitório do centro estudantil, a fim de conscientizar os alunos das suas escolhas alimentares.

O prato está dividido em quatro seções: frutas, grãos integrais, legumes e proteínas magras, e possui o logotipo da universidade no centro com as palavras "Healthy UNH", ou "UNH saudável". Foi adaptado do original com a especificação do tipo de proteína que deve ser escolhida (magra) e o tipo de grão (integral), sendo batizado de "Wildcat Plate", como o mascote da universidade.

A universidade tem como objetivo se tornar o campus mais saudável ate 2020, por acreditar que o uso do prato incentivara os mais de 12.000 alunos a fazerem escolhas mais saudáveis fora de casa.

Trata-se de uma boa proposta, porem a educação alimentar dos jovens não deve se restringir a apenas este recurso, sendo necessária uma abordagem inter- e intradisciplinar com a participação de educadores e profissionais de saúde.

Texto por: Sarah Warkentin

Veja a matéria completa:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2424408/New-Hampshire-college-prints-diet-plan-straight-students-dinner-plates-effort-promote-healthy-eating.html

Veja a reportagem:

 http://www.youtube.com/watch?v=94ojZ4G7IU