E com vocês.... O "Show do Ronald Mc Donald"

mcdonalds
www.banksy.co.uk

Diga "Olá" para o futuro do seu filho. Quando o McDonald's se propõe a ir a escolas a fim de desenvolver "ações educativas" para as crianças, sua verdadeira intenção é fidelizar as próximas gerações, desde a mais tenra idade, para se tornarem consumidores vitalícios, porque, independente do conteúdo abordado, utiliza-se do ambiente lúdico e do palhaço (Ronald McDonald), para criar uma ligação afetiva das crianças com a lanchonete.

Um levantamento feito pelo parceiro do Portal Estilo de Vida Saudável, Instituto Alana, apontou que entre os meses de Junho e Julho foram realizadas 69 apresentações do "Show do Ronald" em creches e escolas públicas e particulares de 10 estados.

Segundo pesquisadores do Center For Science in the Public Interest (CSPI), de Washington D.C, o marketing em escolas se tornou um grande negócio para cultivar a fidelidade à marca. De acordo com o CSPI, "as empresas percebem que as escolas são um ótimo lugar para atingir as crianças, uma vez que quase todos vão à escola e que gastam uma grande parte das horas em que estão acordadas lá. O marketing nas escolas também acrescenta credibilidade às atividades de comercialização, associando o nome da empresa e do produto com escolas ou professores confiáveis".

Após tentativa frustrada de cancelamento das apresentações da empresa, por parte de notificação formal pelo Instituto Alana, uma representação legal por publicidade abusiva e contrária a legislação que protege a criança foi enviada ao Ministério da Educação e ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC-SENACOM-MJ) solicitando a adoção de ações cabíveis para coibir tais práticas conduzidas pela rede de fast e junk food McDonald's.

Por Jonas Silveira

mcdonalds

Leia mais em:

Link 1:

http:// defesa.alana.org.br/post/62812363307/alana-denuncia-acao-do-mcdonalds-em-escolas-para-os

Link 2:

http://defesa.alana.org.br/post/58420667028/a-invasao-do-mascote-de-fast-food

Link 3:

http://biblioteca.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica2.aspx?v=1&id=95

Link 4:

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/08/1327242-ong-quer-barrar-acao-do-mcdonalds-nas-escolas.shtml