AVANÇO!! Empresas de refrigerantes e sucos artificiais serão proibidas de fazer publicidade para crianças.

No início desse mês de março (2016), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), que possui 51 empresas associadas no Brasil, anunciou que irá parar de fazer publicidade de seus produtos voltados para crianças (refrigerantes e sucos artificiais).

            Também será proibida a veiculação de comerciais de refrigerantes e sucos artificiais em programação que possua a audiência formada por, pelo menos, 35% de crianças até 12 anos de idade.

            No entanto, as embalagens pequenas de sucos artificiais e refrigerantes não serão retiradas do mercado, e ainda não foi definida como a fiscalização dessa decisão será realizada.

Sabe-se que esses produtos alimentícios são de baixa qualidade nutricional, ricos em açúcares, elevada quantidade de aditivos alimentares, e o quanto o seu consumo habitual é prejudicial à saúde, principalmente de crianças, podendo promover o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis precocemente.

            A discussão acerca da publicidade de alimentos industrializados e ultraprocessados voltados para crianças vem de longa data, envolvendo profissionais de saúde, conselhos, empresas e população em geral, uma vez que a criança é um ser susceptível devido a sua fase de desenvolvimento comportamental e cognitivo, devendo então ser preservada, além do mais considera-se que a alimentação infantil deve ser influenciada sob escolha e responsabilidade da família, e não por comércio e indústria.

            Portanto, considera-se esta decisão da ABIR como um grande avanço, mas espera-se que todas as empresas do país acatem essa norma, que o poder legislativo se empenhe e elabore leis rigorosas e que outros tipos de alimentos também tenham a proibição da publicidade voltada para as crianças e que a fiscalização ocorra de forma efetiva.

 

Por: Ianna Lôbo

 

Leia Mais em; http://www.cfn.org.br/index.php/marcas-de-refrigerante-e-suco-artificial-vao-parar-de-fazer-comerciais-para-criancas/

 

 http://criancaeconsumo.org.br/noticias/vitoria-refrigerantes-vao-parar-de-anunciar-para-criancas/