Alimentação no ambiente escolar: um novo e grande passo!!

Cantinas escolares
RedeNutri

Em 23 de novembro de 2015 foi aprovado o Decreto nº 36.900 que regulamenta a Lei n 5.146  de 19 de agosto de 2013, em prol de uma alimentação mais saudável no ambiente escolar.

O decreto aprovado essa semana, deixa o prazo de 90 dias (contando desde o dia 24 de novembro de 2015) para que as cantinas e comerciantes de escolas públicas e particulares se adequem, deixando de vender produtos obesogênicos como bolachas recheadas, pirulitos, salgadinhos, refrigerantes e bebidas açucaradas ou qualquer alimento industrializado que tenha mais de 10% de gordura saturada.

O ambiente escolar deve ser explorado para promoção de hábitos alimentares e estilo de vida que permanecerão ao longo da vida do indivíduo. É um espaço que deve disseminar informações sobre alimentação saudável, para que as crianças aprendam desde cedo como ter uma alimentação balanceada. Parte das escolhas alimentares é influenciada pelas experiências na infância.  Neste contexto a qualidade dos alimentos disponíveis na escola pode promover saúde para as crianças e prevenir o aparecimento de doenças crônicas ao longo da vida.  Boa notícia! Vamos acompanhar. Oportunidade única para pais, professores e alunos fazerem valer a lei!

Por Priscila Soares

Fontes:

http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1173