Ração Humana: Você sabe o que é isso?

Ração humanaA utilização de Rações como mistura de alimento para animais de criação é prática difundida principalmente depois do aumento das agroindústrias e da criação de rebanho parcialmente ou totalmente em cativeiro.

Constitui-se em alternativa no manuseio do rebanho que retira do animal a possibilidade de se alimentar com os produtos vegetais naturais que compuseram ao longo de séculos as suas dietas.

Os Humanos, como onívoros, e seres afetiva e culturalmente diferenciados, têm hábitos alimentares muito mais complexos.

A Propositura de uma “Ração Humana” parece, sob este ponto de vista, um retrocesso na alimentação.

A nova fórmula que “promete” emagrecimento rápido e está circulando atualmente na internet e televisão de todo o país é a chamada “Ração Humana”. É composta por cerca de 16 ingredientes, todos em pó e naturais, que prometem ser a mistura milagrosa. A mistura é formada por soja em pó, farelo de trigo, gergelim, farinha de arroz integral, guaraná em pó, fubá de milho branco, cálcio, gérmen de trigo, levedo de cerveja, linhaça dourada moída, farelo de aveia, quinua real, agar agar (gelatina proveniente de algas marinhas), açúcar mascavo e cacau em pó.

A farinha é um produto novo e devemos pensar no custo benefício para a nossa saúde. Pensando em sua composição, o produto têm uma grande quantidade de fibras, provenientes de cereais integrais, ajudando na regulação dos hábitos intestinais. A linhaça, rica em ômega 3, ajuda na prevenção de doenças e diminuição do colesterol.

Procuramos na literatura técnico-científica o efeito da mistura na condição nutricional de usuários. Não encontramos nenhum estudo de natureza clínico-epidemiológica referente à mistura.

Porém, a mistura deve ser consumida com grandes quantidades de água, para que as fezes não endureçam, piorando ainda mais a constipação intestinal. É questionável o uso de gelatina Agar Agar, rica em colágeno, proteína considerada biologicamente pobre. Se a função for a firmeza da pele, não teria grandes benefícios. O uso da linhaça previamente triturada também é um problema, pois como se sabe, o armazenamento do grão já triturado faz com que grande parte de suas propriedades benéficas à saúde sejam perdidas. O guaraná em pó, açúcar mascavo e cacau em pó são ricos em estimulantes, sendo perigoso para determinados grupos populacionais. O armazenamento dos cereais no momento da compra também é de extrema importância, devendo estar livre de umidade. O ferro presente na mistura é de baixa biodisponibilidade (aproveitamento) por ser de origem vegetal e pioraria a absorção do cálcio presente no leite, modo de consumo recomendado pelo fabricante (ingestão de 1 copo de leite com 2 colheres de sopa da mistura). Fitatos, presentes em grande quantidade na soja, farelo de arroz e trigo, são substâncias consideradas antinutricionais, pois reduzem a biodisponibilidade no organismo de minerais como: cálcio, ferro, magnésio, manganês, cobre e zinco, principalmente.

A Ração Humana já é vendida em embalagens de 500g, nas opções tradicional e light e sem glúten. Abaixo, a informação nutricional da versão tradicional.

Porção de 20g (2 colheres de sopa)
Quantidade suficiente para preparar 1 copo de 250ml em média

Quantidade por porção

% VD (*)

Valor Energético

79 kcal = 332kJ

4

Carboidratos

11 g

4

Proteinas

3,7 g

5

Gorduras Totais

2,4 g

4

Gorduras Saturadas

0,3 g

1

Gordura Trans

0 g

-

Fibra Alimentar

3,4 g

13

Sódio

5,6 g

0

Vitaminas e Minerais

Ferro

1,74 mg

12

Magnésio

60,60 mg

23

Fósforo

119 mg

17

Zinco

1 mg

14

Manganês

0,99 mg

43

Selênio

5 mcg

15

Vitamina B1 (Tiamina)

0,32 mg

27

Vitamina B2 (Riboflavina)

0,28 mg

22

Vitamina PP (Niacina)

1,29 mg

8

Vitamina B5 (Ácido Pantotêncio)

0,37 mg

7

Vitamina B6 (Piridoxina)

0,12 mg

9

Vitamina E

0,69 mg

7

Um questionamento que podemos fazer é: qual a intenção da utilização desta mistura?

Se for para o combate da constipação intestinal, existe uma grande variedade de frutas, legumes e verduras ricos em fibras. São ricas em vitaminas e minerais nas proporções adequadas, não tendo portanto interações que diminuiriam a biodisponibilidade dos nutrientes.

Se for para emagrecimento, a mistura é rica em carboidratos e pobre em outros macronutrientes essenciais (Proteína e Gordura). Para um emagrecimento sadio, é necessário a reeducação alimentar e o equilíbrio entre os nutrientes para que não se tenha deficiências nutricionais e problemas de saúde. Um grande problema no uso da mistura é a substituição de refeições pela mistura apenas, o que também pode levar a deficiências por ser pobre em vitaminas, minerais e macronutrientes que são necessários para a manutenção do organismo. O emagrecimento rápido não é indicado para quem quer ter um estilo de vida saudável, pois ocorre em primeiro momento a perda de massa magra, ou seja, massa muscular, e não gordura.

Sendo assim, apesar dos benefícios que a farinha parece propiciar, deve-se ter cautela, pois nada substitui uma alimentação variada em alimentos dos diferentes grupos alimentares. Ao se ingerir uma boa variedade de alimentos de forma equilibrada, pode-se atingir as necessidades do organismo, sem utilizar farinhas milagrosas, afinal a solução para quem quer emagrecer e ter um estilo de vida mais saudável é a reeducação alimentar e a prática de atividade física.

Por Sarah Warkentin