OMS publica novas Orientações de Sódio e Potássio da dieta

Recomendações de sódio e potássioO consumo na de sódio e potássio na quantidade adequada é essencial para a manutenção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. A maioria das pessoas consome muito sódio e quantidades insuficientes de potássio. Uma pessoa com níveis elevados de sódio e níveis baixos de potássio tem maiores riscos de hipertensão que se associa às doenças cardiovasculares.

As novas diretrizes estabelecidas pela OMS orientam que um adulto deve consumir menos de 2.000 mg de sódio ou 5 gramas de sal, e de pelo menos 3.510 mg de potássio por dia. O sódio é encontrado naturalmente em vários alimentos, incluindo leite (aproximadamente 50 mg de sódio por 100 g) e ovos (cerca de 80 mg/100 g). Também é encontrado, em quantidades muito mais elevadas, em alimentos processados, como pão (cerca de 250 mg/100 g), carnes processadas, como bacon (cerca de 1.500 mg/100 g), salgadinhos, tais como biscoitos, folhados de queijo e pipoca ( aproximadamente 1500 mg/100 g), bem como em condimentos tais como molho de soja (cerca de 7000 mg/100 g) e caldo de carne em cubos (aproximadamente 20.000 mg/100 g). Os alimentos ricos em potássio são: feijão e ervilha (cerca de 1.300 mg de potássio por 100 g), nozes (cerca de 600 mg/100 g), legumes, como couve, espinafre e salsa (cerca de 550 mg/100 g) e frutas como bananas, mamões e as datas (cerca de 300 mg/100 g). O processamento, no entanto, reduz a quantidade de potássio em muitos produtos alimentares.

Leia na íntegra:

http://www.who.int/mediacentre/news/notes/2013/salt_potassium_20130131/en/