A ditadura alimentar avança ainda mais no Brasil

oleo de soja transgênico
Fonte da imagem: Greenpeace

O direito à informação é mais uma vez negado a nós, cidadãos. Em 28 de abril, foi aprovado no Congresso o Projeto de Lei que dispensa o símbolo “T” das embalagens dos produtos transgênicos.  Para um país que em 2005 aprovou a lei que tornava obrigatória a sinalização de alimentos transgênicos na rotulagem, este novo fato é considerado um retrocesso sem tamanho!

Não são conhecidos os resultados que os alimentos transgênicos podem causar nos humanos em longo prazo. Em 2012, foi publicado um estudo que concluiu que os transgênicos poderiam ser agravantes para o desenvolvimento de câncer, o que foi comprovado em ratos. Desta forma, este tipo de alimento não deve ser considerado seguro para a população, visto que não foram realizados estudos suficientes para avaliar possíveis efeitos deletérios à saúde, principalmente em longo prazo, e em organismos em crescimento como são o feto, os lactentes, pré-escolares e escolares.           

A lista de alimentos que podem ser ou conter transgênicos é bem vasta. Dentre eles destacam-se: gordura vegetal, lecitina de soja, amido, canjica, farinha de milho, óleo de milho, óleo de soja, emulsificantes, fubá, margarina (gordura vegetal), fermento químico, glucose, e todos os tipos de frituras que são preparadas com óleo e gordura cuja proveniência é desconhecida.

A aprovação da retirada da identificação do produto transgênico do rótulo dos alimentos interferiu diretamente no direito de escolha da população de consumi-los ou não, pois não há outra maneira de identificá-los. Como podemos escolher o bem sem reconhecer o mal? Mais uma vez os interesses econômicos são colocados à frente da saúde da população.

Fique atento aos produtos que você consome, pois você pode estar ingerindo transgênicos sem querer ou pior, sem saber! Mais um motivo para fugirmos dos produtos ultraprocessados!

Por Laís Amaral Mais e Priscila Soares

Links para a notícia:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/09/19/transgenicos-matam-mais-cedo-e-causam-ate-tres-vezes-mais-cancer-em-ratos-diz-estudo.htm

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Camara-aprova-fim-do-simbolo-de-transgenicos-nos-rotulos/

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/04/camara-aprova-projeto-que-muda-rotulo-de-produtos-transgenicos.html