We Can! (Ways to Enhance Children's Activity & Nutrition)

Movimento We Can

Um meio de incentivar o consumo de Frutas, Legumes e Verduras na alimentação das crianças é cozinhando os alimentos com a sua ajuda. Deixar as crianças participarem do processo de preparo faz parte do Movimento “We Can!” ou “Nós podemos!” , programa criado através da associação dos seguintes Institutos:National Heart, Lung and Blood Institute, National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, the Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development e oNational Cancer Institute.

Movimento We Can

Por isso, o “We Can!” tenta, com o uso de ferramentas e atividades lúdicas, aumentar a prática de atividade física, encorajar a alimentação mais saudável e reduzir o tempo assistindo televisão de crianças nesta idade. Abaixo o esquema do que pode ser feito na cozinha em casa faixa etária (de acordo com o desenvolvimento da criança):O programa, elaborado nos Estados Unidos em 2005, tem como objetivo ajudar comunidades, cuidadores e pais de crianças de 8 a 13 anos a manter um peso saudável. Este público é uma influência primária nesta faixa etária de crianças.

Uma criança de 2 anos:

  • Limpar a superfície da mesa;
  • Esfregar e lavar frutas e legumes;
  • Rasgar Alface e Verduras;
  • Partir o Couve-flor;
  • Trazer ingredientes de um lugar a outro.

Uma criança de 3 anos:

  • Embrulhar em alumínio as batatas para assar;
  • Sovar a massa e fazer forma;
  • Misturar ingredientes;
  • Despejar líquidos;
  • Agitar líquidos em recipientes fechados;
  • Jogar o lixo no lixo.

Uma criança de 4 anos:

  • Descascar laranjas e ovos cozidos,
  • Amassar banana ou feijão com um garfo;
  • Cortar a cebolinha e salsinha com tesoura sem ponta;
  • Colocar a mesa.

Uma criança de 5 a 6 anos:

  • Medir ingredientes;
  • Usar uma batedeira.

Deixar que a criança seja criativa:

  • Comece com um novo tipo de pão (integrais), crackers integrais, pequenos pães ou pães sírio;
  • Falar com a criança o porquê do alimento ser saudável;
  • Falar do gosto dos alimentos;
  • Falar sobre a variedade dos alimentos e da importância de mudar o cardápio e evitar monotonias;
  • Falar sobre a importância de lavar bem as mãos ao ajudar na cozinha.

O programa também ensina a ler rótulos de embalagens, dá exemplos de lista de compras, ensina receitas nutritivas e saudáveis, o que comer fora de casa, como fazer um plano de atividade física, como reduzir o tempo na frente da televisão, entre outras atividades. É um movimento válido para tentar reduzir o consumo de alimentos obesogênicos e aumentar o interesse das crianças em comportamentos mais adequados, em relação ao que comem e à prática de atividades físicas.

Texto elaborado por: Sarah Warkentin

Fonte:

Movimento We Can! http://www.nhlbi.nih.gov/health/public/heart/obesity/wecan/