6 de Novembro - Dia Nacional da Coleta de Alimentos

Semana da coleta de alimentos

Promovido pela Companhia das obras do Brasil (CdO), o dia Nacional de Coleta dos Alimentos acontece há 4 anos em todo o país, e é conhecida há 16 nos Estados Unidos, França e Itália. Este ano, a data será comemorada no dia 6 de Novembro, na qual participarão 39 cidades brasileiras. Participam do Projeto Empresas, como Supermercados que disponibilizam um espaço para a coleta dos alimentos, e Voluntários, que se organizam e realizam a coleta nos supermercados sob orientação dos responsáveis pelo projeto. Os Bancos de Alimentos, que idealizam a retirada e preparo dos alimentos, fazem a distribuição às entidades assistidas. Em cada cidade podem participar mais de um banco de alimentos, como o Banco Municipal de Alimentos de Campinas, Banco Rio de Alimentos do Rio de Janeiro, Prodal de Belo Horizonte, Mesa Brasil do Sesc, entre outros.

Uma lista de alimentos, que compõem uma dieta balanceada e rica em proteínas, é elaborada por nutricionistas antes do início da campanha. Esta lista ( que inclui alimentos como arroz, feijão, achocolatado, leite em pó, entre outros) é estabelecida da melhor forma para atender as necessidades das entidades beneficiadas (asilos, creches, casas de acolhimento) e também evitar desperdícios.

No Estado do Amazonas, a meta desta 5a Edição da Campanha é reunir 500 voluntários e beneficiar 160 entidades. Em nível nacional, estima-se arrecadar 130 toneladas de alimentos este ano.

Após a coleta, os Bancos de Alimentos recebem as doações (ainda no mesmo dia), em caixas lacradas e com rigoroso controle de transporte para que não ocorram danos ou perdas de alimentos.

Além de beneficiar indivíduos, esta campanha também é um gesto educativo, pois os voluntários afirmam e compartilham dessa forma o sentido da vida. Seja também um voluntário através do site http://www.cdo.org.br/coletadealimentos/

Por Sarah Warkentin