Cinco passos para uma alimentação segura

 {youtube}4487VycN9sE&feature=youtu.be{/youtube}

Levando a episódios repetidos de quadros infecciosos e perdas significantes na qualidade de vida, alimentos contaminados por micro-organismos como bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas, são responsáveis pela morte de cerca de 2 milhões de pessoas anualmente.

Este número tende a aumentar, uma vez que a globalização envolve a produção, a distribuição e o consumo de alimentos. Desta forma, há a necessidade de fortalecer os sistemas de segurança alimentar mundiais. Aproveitando este ensejo e o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o tema “Five keys to safer food”, a fim de garantir a segurança dos alimentos, desde os fazendeiros e fabricantes até os vendedores e consumidores:

- Passo 1: Mantenha limpo

- Passo 2: Separe alimentos crus dos cozidos

- Passo 3: Cozinhe bem os alimentos

- Passo 4: Mantenha os alimentos em temperaturas seguras

- Passo 5: Use água e materiais limpos e seguros 

passos alimentacao segura

Garantir a segurança alimentar em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos é de responsabilidade de todos.Assim, o Dia Mundial da Saúde 2015 é uma oportunidade para alertar a população do papel essencial que cada profissional e consumidor desempenham na manutenção de alimentos seguros para a saúde. Faça a sua parte!

Por Laís Amaral Mais 

Leia mais em:

http://who.int/campaigns/world-health-day/2015/event/en/