Let’s Move contra os alimentos ultraprocessados

Há cinco anos a Primeira-Dama americana Michelle Obama lançou a campanha “Let’s Move”, iniciativa que se dedica ao enfrentamento da obesidade infantil. As ações do programa ocorrem por meio da divulgação de informações úteis para os pais, da promoção de ambientes que deem suporte a escolhas saudáveis, do fornecimento de alimentos adequados para as escolas, do estímulo à atividade física entre as crianças, além de assegurar que todas as famílias tenham acesso à saúde e a alimentos de qualidade.

Para isso, o mais novo foco da campanha é a luta contra as propagandas de alimentos não saudáveis direcionadas às crianças, mas não por meio do ataque às indústrias de alimentos. A Primeira-Dama decidiu lutar com as mesmas armas utilizadas por grandes empresas e seus setores de marketing, mas, neste caso, na promoção de alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes. A campanha leva o nome de FNV (sigla para Fruits and Vegetables, em inglês) e contará com a participação das atrizes americanas Kristen Bell e Jessica Alba, além dos atletas Stephen Curry e Cam Newton, entre outros.

Esperamos que seja o começo de uma luta mais justa contra a publicidade infantil, uma vez, nos Estados Unidos, enquanto para cada US$500,00 são gastos pelas indústrias de alimentos na divulgação de seus produtos, apenas US$1,00 é gasto pelo Ministério da Saúde na promoção de ações saudáveis na mídia.  

alimentos ultraprocessados
Fonte: Google – www.vitao.com.br

 

 Por Laís Amaral Mais

 

Leia mais em:

Michelle Obama Says It’s Time to ‘Fight Back’ Against Unhealthy-Food Ads