Lançamento da nova edição de Alimentos Regionais Brasileiros promove resgate da cultura alimentar do país

Lançamento do livro Alimentos Regionais Brasileiros
Ministério da Saúde


Foi lançado, na ultima quarta-feira (dia 04/03), pelo Departamento de Atenção básica do Ministério da Saúde (DAB), a nova edição da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, que favorece o fortalecimento da cultura alimentar brasileira.

A primeira versão do caderno foi publicada pelo Ministério da Saúde em 2002 e tinha como objetivo principal de divulgar a grande variedade de frutas, legumes, verduras, tubérculos e leguminosas brasileiras, além de apoiar a educação alimentar e nutricional (EAN) e incentivar a alimentação adequada e saudável.

Segundo o Ministério da Saúde, esta nova edição tem o propósito de “favorecer o conhecimento acerca das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais, ervas, entre outros existentes em nosso país, além de estimular o desenvolvimento e a troca de habilidades culinárias, resgatando e valorizando o ato de cozinhar e apreciar os alimentos, seus sabores, aromas e suas apresentações, tornando o ato de comer mais prazeroso”.

O novo caderno, além de trazer receitas culinárias e dicas de preparos mais saudáveis, é uma iniciativa de melhoria do padrão alimentar e nutricional. Contribui para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população brasileira. Constitui, ainda, um instrumento de EAN que pode ser utilizado por profissionais de saúde, educação, assistência social, entre outros, buscando a valorização dos alimentos existentes no país e contribuindo para diminuir o consumo de alimentos industrializados, sabidamente obesogenicos. 

 

Fonte: http://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php?conteudo=_&cod=1987

Caderno: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf

Texto por: Sarah Warkentin