Semana Mundial da Amamentação – repercussões deste bonito ato


amamentacao - juliana paes
Divulgação / Ministério da Saúde

Encerraram-se domingo, 7 de agosto, as atividades da 20ª Semana Mundial da Amamentação (SMAN). Como madrinha desta campanha está a atriz Juliana Paes com seu bebê. Com o título de “Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D” a campanha quer tornar a experiência mais interativa e participativa..

O leite materno é o alimento ideal para as crianças até o 6º mês de vida. Sua composição proporciona hidratação, imunidade e crescimento, além de preservar a saúde por suas vitaminas e minerais, é também um alimento sem custos que fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Veja os destaques sobre o assunto:

Um “mamaço” fez parte da programação de Ribeirão Preto, São Paulo, neste encontro 30 mães e bebês foram exemplos de como amamentar é bom a ambos.

A amamentação é vista como algo tão nobre que em Dourados, Mato Grosso do Sul, um projeto bastante atuante há mais de oito anos ajuda na captação de leite humano é o “Bombeiro Amigo da Amamentação”. O chefe do Centro de Resgate do Corpo de Bombeiros, Major Marcello Fraiha, explica que uma das atribuições do militar responsável é ir todos os dias à casa da mãe voluntária pegar o leite e levar até os hospitais. Com este apoio a quantia de leite humano arrecadada só tem aumentado beneficiando as crianças da UTI Neonatal dos hospitais.

A SMAN motivou em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a 9ª edição Semana da Amamentação do Hospital Universitário (HU) da Furg, que chamou a atenção para a dificuldade em continuar amamentando quando a mulher volta ao trabalho, conforme descrito pela nutricionista Ângela Sequeira, e, portanto, apoio de familiares, amigos e comunidade às mães na amamentação não pode faltar para o sucesso da forma mais saudável e natural de oferecer leite à criança.

Volta Redonda, Rio de Janeiro, teve resultado positivo, isso por que ocorreram ações educativas Centros de Saúde espalhados pela cidade, 5.000 cartilhas foram entregues e houve o lançamento do blog http://amamentacaovr.blogspot.com/ foi o que marcou a campanha.

Apesar destes bons reflexos das campanhas, chama a atenção o quanto o simples ato de aleitar ao peito causou estranheza recentemente nos Estados Unidos e na Inglaterra. O brinquedo Breast Milk Baby ("bebê do leite materno"), vem com uma boneca e uma blusa para a criança vestir. Na região dos peitos há duas flores com sensores, quando a boneca aproxima-se faz movimentos e sons como se estivesse mamando. A fabricante contesta que estimularia a sexualidade precoce nas crianças e afirma permitir às meninas brincarem de cuidar do bebê de forma natural, em vez de usar mamadeira.

Em maio, amamentar em público a filha de sete meses foi o motivo da expulsão de uma mulher de um Pub britânico. Alguns clientes sentiam-se incomodados, outros agiam com malícia diante do ato. Isto repercutiu mundialmente e muitas mães protestaram reunindo-se e amamentando publicamente.

Visite a página do Ministério da Saúde e obtenha gratuitamente materiais (visuais, áudio) para fortalecer a amamentação na sua região. Acesse: www.saude.gov.br

Texto por Fernanda Seyr Pozza