Semana Mundial do Aleitamento Materno

 

Aleitamento materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é celebrada, todos os anos, de 1 a 7 de agosto em mais de 170 países, para incentivar a amamentação e promover a saúde das crianças no mundo.

A OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade e a sua continuidade, juntamente com a alimentação complementar, até 2 anos de idade ou mais. Os benefícios são imensuráveis e indiscutíveis, pois não existe alimento que substitua o leite oferecido pela mãe.

Além de o leite materno suprir todas as necessidades nutricionais da criança, possui substâncias imunológicas que protegem o bebe de quadros como diarreia, pneumonias, infecção de ouvido, alergias e muitas outras doenças como, por exemplo, a obesidade. Somado a isso, o ato de amamentar fortalece o vínculo entre a mãe e o filho fazendo o bebê sentir-se querido, seguro. Para a mãe, as vantagens são inúmeras como, por exemplo, a prevenção de câncer de mama e ovários, economia, praticidade e fortalecimento dos laços afetivos com a criança. Mas muitas mães, por falta de incentivo e apoio deixam de amamentar precocemente, sem ter acesso a estas informações tão valiosas.

Em meio a uma epidemia sem precedentes na história da humanidade como a da obesidade infantil e das doenças crônicas não transmissíveis, nada pode ser mais importante do que incentivar as mães de todo o mundo a este ato de amor e carinho.

Cada vez mais nos damos conta que resgatar valores e hábitos de vida naturalmente saudáveis são essenciais para promover a qualidade de vida e a saúde das próximas gerações.

Por Juliana Bergamo Vega

Leia mais em:

http://www.who.int/mediacentre/events/meetings/2013/world_breastfeeding_week/en/index.html

http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=832